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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 785

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


785

TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: o cotidiano de cuidadores informais e pessoas cuidadas

Autores:
Najra Danny Pereira Lima () ; Hilma Mirella Costa E Silva ; Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha ; Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva ; Ava Fabian Anjos Lima ; Amanda Damasceno Sousa

Resumo:
Introdução: O autismo é um transtorno do desenvolvimento que é definido a partir de avaliações comportamentais, caracterizado por déficits na comunicação social, na interação, na sensibilidade sensorial, coordenação motora e níveis de atenção, com a presença de complicações no que diz respeito ao empenho e a realização de atividades. Assim, ouvir a palavra autismo através de um médico, mesmo que como uma hipótese, é muito difícil para os pais, por ser ainda um distúrbio muito marcante e as pessoas que o apresentam serem vitimas de muito preconceito. Na maioria das vezes, os pais passam por uma fase de negação, pois os mesmos cultivam sonhos e fantasias para o futuro de seus filhos. Objetivo: analisar o cotidiano de Cuidadores informais e pessoas que estão no Espectro do Autismo. Metodologia: pesquisa avaliativa, exploratória, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Foi aplicado uma entrevista á 32 pais/cuidadores de pessoas que vivem no TEA. Os dados qualitativos, ou seja, às entrevistas implementadas com os pais e/ou responsáveis/cuidadores, as informações coletadas foram submetidas à Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Resultados: verificou-se que a maioria dos cuidadores relatara que seu cotidiano é extremamente voltado aos cuidados da criança/pessoa com TEA. Notou-se ainda que as maiores entraves enfrentadas pelos cuidadores foram as dificuldades com relação aos cuidados da criança com TEA, tais como: comunicação e alimentação. Notou-se ainda, que as áreas mais afetadas no cotidiano dos cuidadores foram a do lazer, e do trabalho. Conclusão: percebe-se que mesmo com as dificuldades que surgem no dia-a-dia de cuidadores que convivem com crianças que estão no espectro do autismo, os mesmo buscam suportes para adaptar-se a realidade. Palavras-chave: Transtorno Autístico; Relações Familiares; Cuidador Informal.