Pôster
783 | EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONSTRUINDO INTERVENÇÕES | Autores: Dara Montag Portaluppi () ; Deborah Cristina Santi (Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC) ; Lucas Soares dos Santos (Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC) ; Lucimare Ferraz (Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC) |
Resumo: Introdução: A sexualidade está presente desde o nascimento, não se restringindo ao ato ou órgão sexual, atualmente é definida pela OMS como uma força motivadora, que nos influencia a agir, pensar, sentir e interagir. Objetivo: apresentar uma peça teatral que difunda conhecimentos, por meio do projeto de extensão Educação em Saúde: a Arte no Cuidado, voltado para a sexualidade, com um dos enfoques a gravidez na adolescência, destinada para jovens e adolescentes de diversas instituições. Descrição metodológica: capacitação dos integrantes do projeto com três oficinas de técnicas de artes cênicas; encontros semanais onde foram dialogados as pesquisas e estudos realizados sobre os temas, para elaboração de um roteiro, cenário e figurino. Resultados: elaboração de uma peça teatral abordando diversos assuntos, onde a prenoção da sociedade seja visível e sua influência na vida de duas jovens adolescentes na fase de iniciação sexual, elas seguem caminhos diferentes: uma com orientação da enfermeira e outra com a iniciação sexual sem esclarecimentos das consequências. Contribuições para enfermagem: uma das atribuições do enfermeiro é a educação em saúde. Visto que o enredo traz a vivencia do enfermeiro na atenção primaria, e ele como uma figura atuante neste processo é procurado para auxiliar na fase de transição destes jovens cheios de incertezas. O teatro como forma de intervenção lúdica é facilmente aceita e compreendida pelo público, além de trazer informações fidedignas que muitas vezes desconstrói o pensamento inadequado e impreciso da sociedade. Conclusão: a temática revela-se significante quando se trata de discutir com a sociedade esta questão, visto a idade precoce em que jovens entram em uma vida sexual considerando-se como onipotentes; assim o teatro tange como uma forma criativa e inovadora possibilitando que o enfermeiro dissemine conhecimentos, com a relevância da informação assim como a orientação educacional em saúde.
Descritores: Sexualidade; Adolescente; Educação em Saúde.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
Referências:
BEARZOTI, Paulo. Sexualidade: um conceito psicanalítico freudiano. Scielo, Campinas-SP, 1993. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 216.
PONTES, Ângela Felgueiras. Sexualidade: Vamos conversar sobre isso? Promoção do Desenvolvimento Psicossexual na Adolescência: implementação e avaliação de um programa de intervenção em meio escolar. Dia a Dia Educação, Paraná. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 216. |