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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 777

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


777

A ROTINA E A TERAPÊUTICA DE PESSOAS QUE ESTÃO NO ESPECTRO DO AUTISMO: concepções de cuidadores informais

Autores:
Najra Danny Pereira Lima () ; Hilma Mirella Costa E Silva ; Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha ; Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva ; Ava Fabian Anjos Lima ; Amanda Damasceno Sousa

Resumo:
Introdução: A terminologia TEA identifica uma condição neurodesenvolvimental que acomete uma em cada 88 crianças, tendo como características o comprometimento social, comunicativo e presença de comportamentos estereotipados e repetitivos, independente de sua etiologia. Assim o grau de dificuldade enfrentado pelas famílias com uma criança incluída no espectro do autismo demonstra um nível de tensão no sistema familiar que vão desde aspectos financeiros até aqueles relacionados à qualidade de vida. Objetivo: analisar a rotina e a terapêutica de pessoas que estão no Espectro do Autismo nas concepções dos cuidadores informais. Metodologia: pesquisa avaliativa, exploratória, com abordagem quantitativa, do tipo estudo de caso. Foi aplicado um formulário á 32 pais/cuidadores de pessoas que vivem no TEA. Os dados quantitativos oriundos das questões fechadas, foram organizados, tubulados e transformados em tabelas, para uma posterior análise e interpretação dos mesmos, por meio de inferências simples, utilizando técnicas de estatísticas descritivas e a discussão dos achados com base na literatura produzida sobre o tema. Resultados: notou-se que a maioria dos cuidadores relatara que a sua rotina diária é extremamente voltada aos cuidados da criança/pessoa com TEA e que a terapêutica implementada ocorre de maneira isolada e não recebem ajuda de órgãos ou serviços públicos de saúde, quer da área da saúde, educação ou social. Conclusão: nota-se que as condutas realizadas pelos cuidadores são das melhores possíveis, mesmo com as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia. Contudo, percebe-se que os mesmos estabelecem uma ótima relação com a criança/pessoa. Palavras-chave: Transtorno Autístico; Família; Cuidador informal.