Pôster
768 | RELATO DE EXPERIÊNCIA E EVIDÊNCIAS LITERÁRIAS SOBRE A ENFERMAGEM EAD | Autores: Lizandra Leal de Sousa () ; Jessica Karine Baginski (Faculdade Estácio de Macapá) ; Larissa Inajosa de Moraes (Faculdade Estácio de Macapá) ; Danielly Souza Simão (Faculdade Estácio de Macapá) ; Alessandra Inajosa Lobato (Faculdade Estácio de Macapá) |
Resumo: Lizandra Leal De Sousa1
Jessica Karine Baginski2
Larissa Inajosa De Moraes3
Danielly Souza Simão4
Alessandra Inajosa Lobato5
Introdução: Em termos gerais, a Educação a Distância é uma modalidade de educação na qual professores e alunos encontram-se em locais diferentes “durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem ou ensinam”1. Objetivos: Abordar sobre a concepção do EAD para enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência através das evidencias na literatura entre 27 e 28 com busca de dados na base SCIElo. Resultados: Através deste estudo foi possível evidenciar através das literaturas que o EAD em enfermagem vem sido bastante aceito e ressaltam que não pode ser visto como substitutiva da educação convencional, pois é uma forma significativa de atuar no ensino à distância na Enfermagem. De fato, a educação à distância entra como possibilidade de interatividade e de discussão de conhecimentos sobre as políticas públicas de saúde2. Conclusão: No entanto, é de destaque que o desenvolvimento de pesquisas, publicações e discussões sobre o ensino à distância tem sido muito ínfimo na realidade brasileira3. Contribuições: Se faz necessário mais estudos especialmente dos acadêmicos e profissionais de enfermagem para que se tenha dados baseados em evidências sobre a questão do EAD em enfermagem. Referências:1. MOORE, M. e KEARSLEY. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 28. 2. Backes VMS, Martins ST, Ferraz F, Schmidt SMS, Prado ML, Lino MM, et al. Competência dos Enfermeiros em problematizar a realidade do serviço de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde. Texto Contexto Enferm 27; 16(4): 727-36. 3. Santos E. Diferença entre EAD e Educação Online: depoimento de uma pesquisadora. Rio de Janeiro: UERJ, 28.
Palavras-chave: Educação à distância, Enfermagem; Educação em enfermagem.
Eixo II: Formação e produção do conhecimento em enfermagem
1 Acadêmica do 4º semestre de Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá. lizandraleal3@gmail.com
2 Acadêmica do 4º semestre de Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá
3 Acadêmica do 4º semestre de Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá
4 Acadêmica do 4º semestre de Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá
5 Enfermeira. Especialista em Enfermagem Cirúrgica. Docente Orientadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá. |