Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 767

Pôster


767

Acessibilidade aos serviços de saúde mental: os resultados do cuidado para a satisfação do usuário

Autores:
Camila Cardoso Caixeta () ; Ana Caroline Gonçalves Cavalcante Moreira (Faculdade de Enfermagem/UFG) ; Elizabeth Esperidião (Faculdade de Enfermagem/UFG) ; Douglas Nogueira (Faculdade de Enfermagem/UFG) ; Eurides Santos Pinho (Faculdade de Enfermagem/UFG)

Resumo:
Há recomendações de organizações de saúde internacionais para a avaliação dos serviços de saúde mental no mundo, especialmente pelos atores envolvidos na assistência, trabalhadores, usuários e familiares. Este estudo aborda questões relativas à acessibilidade, no sentido de avaliar a facilidade do usuário dos serviços em iniciar e manter o cuidado à saúde. Pesquisa descritiva–exploratória, de natureza qualitativa que teve como objetivo avaliar a satisfação de usuários e familiares de um serviço de saúde mentalem relação à acessibilidade na assistência à saúde. Participaram 35 usuários e 11 familiares. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas grupais,submetidos à análise de conteúdo, com auxílio do softwareATLAS.ti, e organizados em quatro categorias: localização e estrutura do CAPS, acolhida da equipe e ajuda recebida, competência e compreensão da equipe eelementos intervenientes do modelo psicossocial. Os resultados mostraram que é variável a satisfação dos participantes quanto à localização do serviço,e ao preparo da equipe para oferecer escuta qualificada. Entretanto, é comum a insatisfação em relação à estrutura física do CAPS, além da falta de serviço hospitalar de apoio a urgência e emergência. Foi discutido o acolhimento dentre as práticas oportunas de produção de saúde em que se salientou a escuta e compreensão da equipe a respeito do problema do usuário, assim como a diminuição dos sintomas relacionados ao adoecimento mental. Reflete-se a importância de incentivar os processos avaliativos como prática elementar no planejamento e gestão dos serviços, com vistas a identificar oportunidades de melhoria da assistência oferecida pela equipe multiprofissional e de enfermagem. Donabedian A. La calidad de laatención médica. México: La Prensa Médica Mexicana; 1984. WHO. The world Health Report, Mental Health: New Understading, New Hope. Geneva: World Health Organization, 21.