COMUNICAÇÃO COORDENADA
763 | ADMINISTRAÇÃO SEGURA DE MEDICAMENTOS NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM | Autores: Franco Costa E Silva () ; Aline Ferreira da Conceição ; Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu ; Ângela Maria Uchoa Rodrigues ; Maria Goretti Soares Monteiro ; Franco Costa E Silva |
Resumo: Introdução: A temática “administração segura de medicamentos” representa uma das principais atividades realizadas pela equipe de enfermagem, estando em destaque no Código de ética da profissão1. Objetivo: Objetivou-se averiguar os saberes dos graduandos de enfermagem sobre administração segura de medicamentos. Metodologia: Estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado em uma Universidade particular de Fortaleza-CE. Participaram da pesquisa 22 alunos matriculados no último semestre do curso de enfermagem. O instrumento de coleta de dados foi um formulário e se deu por meio de entrevista. A coleta de dados foi realizada entre os meses de fevereiro 216 a março de 216. O fechamento amostral foi por saturação teórica2. A análise dos dados ocorreu por meio do método de análise de conteúdo proposto por Bardin3 (21). Resultados: Os graduandos de enfermagem relataram os cuidados de enfermagem em relação a dupla checagem dos fármacos, especialmente os medicamentos de alto risco e que apresentam grafia e pronúncia semelhantes. Foi sugerido ainda que a enfermagem precisa identificar cada medicamento pelo princípio ativo, evitando, portanto, usar nomes comerciais, entre outros. Durante o curso de graduação, os acadêmicos de enfermagem aprenderam os “certos” da administração de medicamentos. Além dos aspectos já citados pelos outros acadêmicos, foi enfatizada a elaboração de estratégias de prevenção de eventos adversos, bem como a prevenção de quedas; a prevenção de infecção. Conclusão: Os estudantes relataram diversos fatores que contribuem para a segurança dos pacientes. Contribuições / implicações para a Enfermagem: A realização de estudos com graduandos de enfermagem é relevante, pois estarão brevemente no mercado de trabalho e serão multiplicadores de informações aprendidas no período de graduação. |