Pôster
762 | Avaliação de Enfermagem de uma paciente portadora de úlcera em membro inferior esquerdo: relato de experiência | Autores: Joane Rosiara Werner () ; Léia Emilia May (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Andressa Maria Gomes (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Renata da Silva (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Lúcia Nazareth Amante (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Introdução: BRS, 55 anos, empregada doméstica e cuidadora, DM tipo II. Histórico de erisipela em membro inferior esquerdo com evolução para necrose. Foi avaliada no setor de Cirurgia Ambulatorial do HU pela enfermeira e residente da Cirurgia Plástica. A Erisipela é uma infecção aguda da pele que envolve a derme e o tecido subcutâneo.
Objetivo: Descrever a avaliação de enfermagem de uma paciente com ulcera em membro inferior esquerdo.
Descrição Metodológica: Na primeira avaliação encontrou-se: úlcera peri e supra maleolar externa em MIE, presença de tecido necrótico escarificado, drenagem serosa em pouca quantidade, sem sinais de infecção. Implementado terapia tópica, limpeza com solução fisiológica ,9% morna e aplicado gel de papaína à 1%, orientado repetir o curativo de 12 em 12 horas. Após sete dias, realizado desbridamento cirúrgico em tecido necrótico amolecido, limpeza com solução fisiológica ,9% morna e mantida terapia tópica com gel de papaína à 1%.Foram realizadas 1 avaliações.
Resultados: Na primeira avaliação a ferida apresentava somente tecido necrótico, após uso de papaína à 1 % e dois desbridamentos cirúrgicos em 21 dias, a ferida se apresentou com esfacelo amarelado sendo mantida a mesma terapia. A Papaína promove o desbridamento químico, é bactericida e bacteriostática, favorecendo a cicatrização1. Nas avaliações subsequentes, alteramos para papaína à 2%, pois o tecido de granulação estava presente.
Conclusão: Após 115 dias de terapia tópica a úlcera apresentou uma redução de 7% da área. A paciente se encontra satisfeita com sua recuperação e com a possibilidade de retomar seu trabalho.
Contribuições para a Enfermagem: consolidação do conhecimento do Enfermeiro sobre o paciente com feridas bem como a determinação do tratamento adequado da mesma.
Descritores: Enfermagem; Ferimentos e Lesões; Ulcera da Perna
Referências: AMANTE L. N., et al. Cuidado de Enfermagem no Período Perioperatório: Intervenções para a prática. Curitiba: Editora CRV, 215. |