Pôster
761 | SATISFAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM: QUALIDADE E SEGURANÇA DO AMBIENTE DE TRABALHO PEDIÁTRICO | Autores: Juliana Carvalho de Lima () ; Natália Nunes Costa (Faculdade de Enfermagem da UFG) ; Ana Elisa Bauer de Camargo Silva (Faculdade de Enfermagem da UFG) ; Ana Lúcia Queiroz Bezerra (Faculdade de Enfermagem da UFG) ; Marcella Rarumi Sagawa (Faculdade de Enfermagem da UFG) ; Dayse Edwiges Carvalho (Faculdade de Enfermagem da UFG) |
Resumo: Introdução: A satisfação no trabalho aumenta a motivação, a produtividade e favorece as atitudes de segurança do paciente. Pode ser considerada como uma das mais importantes variáveis do comportamento organizacional, bem como um indicador de avaliação da qualidade do gerenciamento de enfermagem1,2. Objetivo: Conhecer a satisfação do profissional de enfermagem que atua em ambiente de trabalho pediátrico. Descrição metodológica: Estudo descritivo transversal, realizado na clínica pediátrica de um hospital de ensino de Goiás, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. A população do estudo foi constituída por profissionais de enfermagem. Os dados foram coletados utilizando-se o instrumento de caracterização do profissional e a versão brasileira do Nursing Work Index Revised (NWI-R), armazenados no programa SPSS 19. e realizada análise descritiva dos mesmos. Resultados: 95% (19) dos profissionais eram do sexo feminino, a média de idade foi de 45,9 anos. Com relação à satisfação do profissional no trabalho, 6% (12) afirmam-se satisfeitos, 65% (13) avaliaram como boa a qualidade do cuidado. Pontos frágeis identificados: baixo sentimento de autonomia e de apoio organizacional, relação interpessoal entre equipe multiprofissional comprometida e reduzido controle sobre o ambiente de prática. Conclusões: Existem fatores do ambiente que comprometem a satisfação dos profissionais de enfermagem, podendo impactar na qualidade e segurança do cuidado à criança hospitalizada. Contribuições: Espera-se contribuir para uma assistência com qualidade e segurança, à criança. Referências: 1.Schmidt DRC, Dantas RAS. Qualidade de vida no trabalho de profissionais de enfermagem, atuantes em unidades de bloco cirúrgico, sob a ótica da satisfação. Rev Latino-am Enf. 26 Jan-fev; 14(1):54-6.
2. Teófilo TJS, Gubert FA, Nepomuceno LB, Teófilo FKS. Satisfação e os fatores de satisfação relacionados ao trabalho: perspectiva de trabalhadores na estratégia de saúde da família. Rev enferm UFPE. 213; 7 (8): 5239-49.
Descritores: ambiente de trabalho; satisfação no emprego; enfermagem. |