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753 | RELAXAMENTO: UMA CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO VIVENCIAL PARA INTERNOS DE ENFERMAGEM | Autores: Tatianne Soares Pereira () ; Celia Caldeira Fonseca Kestenberg (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Priscila Cristina da Silva Thiengo (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Janaína Mengal Gomes Fabri (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Alexandre Vicente da Silva (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Camila Castanho Cardinelli (Faculdade de Enfermagem da UERJ) |
Resumo: Pesquisa qualitativa, descritiva que objetivou identificar os conhecimentos e habilidades adquiridas pelos discentes para promoção do cuidado de si e do próximo. Foram utilizados registros feitos em formulários de avaliação preenchidos por 62 estudantes (oitavo e nono período) ao final de 16 encontros. Neles haviam as seguintes perguntas “O Projeto Vivendo Vivências trouxe contribuições a sua vida pessoal e profissional?” e “Quais atividades que foram mais significativas para você?”. Buscou-se respeitar os procedimentos ético-legais, portando o parecer COEP 29/28. Neste estudo foram analisadas as respostas da segunda pergunta, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo1, tendo emergido 16 UR’s. Destas, 23 UR’s (21,7%) constituíram as atividades de relaxamento proporcionado pelo Projeto. Esses momentos foram considerados fundamentais pelos entrevistados como estratégia de desvio do estresse (44%) e momento de alívio dos sintomas causados pelo mesmo (28%). O estresse tem sido considerado um problema de saúde pública que vem influenciando na saúde e no bem-estar das pessoas. Sob estresse, o indivíduo pode ter elevação das frequências respiratória e cardíaca, da pressão arterial e provocando tensão muscular. Estudos2-3 têm demonstrado que o relaxamento profundo pode reduzir esses parâmetros tendendo voltar a homeostase habitual. Afirmam ainda que o relaxamento pode combater muitos sintomas físicos e psicológicos do estresse. Concluiu-se que a metodologia empregada, bem como as técnicas de relaxamento no Projeto Vivendo Vivências têm contribuído para que o graduando consiga lidar com situações estressantes do seu cotidiano, acadêmico e profissional.
Referências
1. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 7; 211.
2. Kestenberg CCF, Silva AV, Fabri JMG, et al. Estresse em graduando de enfermagem: técnicas de relaxamento para lidar com fatores estressores. Interagir: pensando a extensão. 214; (17/18/19): 37-43. |