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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 749

Pôster


749

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NO SUL DO BRASIL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores:
Julia Ruth Toledo da Silva () ; Rosana Ascari (Universidade do Estado de Santa Catarina) ; Karine Pereira (Universidade do Estado de Santa Catarina) ; Carine Vendruscolo (Universidade do Estado de Santa Catarina)

Resumo:
É necessário resgatar e conhecer a história que compõe a da enfermagem para que possamos aprimorar a construção da imagem da profissão no Brasil, levando em consideração todos os elementos que permeiam a construção deste. Ao explorar esta temática, objetivou-se conhecer o que fora publicado nos últimos anos nos meios eletrônicos sobre a história da enfermagem no sul do brasil. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) empregando os descritores “história da enfermagem” e “sul do Brasil”, deixando o período analisado livre. A coleta foi realizada no mês de agosto de 216. Foram encontrados sessenta artigos, no qual, dezoito se enquadravam na temática explorada. Desses dezoito, 44% realmente tinham a finalidade de relatar à história da enfermagem de metodologia documental e descritiva, atribuindo-se a maioria das pesquisas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul que fora a primeira escola a ser fundada no Sul do Brasil em 195. 32% dos artigos analisados abordavam a formação acadêmica da enfermagem apontando elementos que circundam a atenção primária, visto que a enfermagem começou a criar mais espaço e responsabilidade nos apontamentos de promoção e prevenção da saúde, que até então era prestado assistência secundária. 23% dos demais artigos descreviam relatos de experiência e instrumentos de cuidados para se utilizar na assistência de enfermagem, que também contribuem para o conhecimento de como era a assistência e instrumentos utilizados a alguns anos atrás. A partir de tais resultados, percebeu-se que a enfermagem no sul do Brasil se iniciou pautada no fazer da área da enfermagem e no saber da área médica e que aos poucos foi incorporando práticas que mudassem em parte o fazer e o saber. Apropriando-se de sua ciência, buscando articular teórico/prática sem separação de ambos. Descritores: História da Enfermagem, Sul do Brasil