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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 747

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747

ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DA DIARREIA INFANTIL

Autores:
Débora Joyce Nascimento Freitas () ; Leidiane Minervina Moraes de Sabino (Universidade Federal do Ceará) ; Ádria Marcela Vieira Ferreira (Universidade Federal do Ceará) ; Isabelle Melo Martins (Universidade Federal do Ceará) ; Maria de Fátima Pereira de Sousa Galvão (Universidade Federal do Ceará) ; Lorena Barbosa Ximenes (Universidade Federal do Ceará)

Resumo:
Introdução: Frente aos elevados índices de morbimortalidade por diarreia infantil, é importante que estratégias educativas sejam realizadas com mães a fim de elevar a confiança e autoeficácia materna para prevenir a diarreia em seus filhos. Objetivo: Comparar as médias dos escores de autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantil antes e após uma intervenção educativa. Metodologia: Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo antes e depois, realizado com grupo único, em uma unidade de saúde do município de Fortaleza. Participaram 6 mães e cuidadoras de crianças menores de cinco anos de idade. A coleta de dados ocorreu em três etapas, respectivamente: aplicação do formulário sóciodemográfico e da Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI); leitura de uma cartilha educativa pelas participantes; contato telefônico para aplicação da EAPDI dois meses após a intervenção. A EAPDI é composta por 24 itens divididos em dois domínios (práticas alimentares/gerais e higiene da família), sendo possível classificar a autoeficácia materna em três categorias: baixa autoeficácia (=19), moderada autoeficácia (11-114) e elevada autoeficácia (=115). O estudo foi aprovado pelo comitê de ética. Resultados: A faixa etária das participantes variou de 16 a 25 anos. A maioria possuía ensino médio completo (36,7%), era casada (41,7%); e dona de casa (6%). A partir da análise das médias dos escores da EAPDI foi possível observar que as participantes possuíam moderada autoeficácia materna (112) antes da aplicação da cartilha e após dois meses da estratégia educativa as mesmas apresentaram elevada autoeficácia materna (115) para prevenir a diarreia infantil. Conclusão: A cartilha apresentou-se como ferramenta educativa eficaz para elevar a autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil.Implicações para a prática: O enfermeiro poderá dispor de uma ferramenta que o auxiliará nas intervenções educativas para promoção de comportamentos maternos saudáveis.