Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 745

Pôster


745

FATORES DE RISCO PARA O DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM RISCO DE GLICEMIA INSTÁVEL EM GESTANTES - INSTRUMENTO DE CLASSIFICAÇÃO

Autores:
Grasiela Martins Barros () ; Ana Carla Dantas Cavalcanti (Universidade Federal Fluminense) ; Helen Ferreira Campos (Universidade Federal Fluminense)

Resumo:
Introdução: A NANDA ­International prevê a gravidez como um dos fatores de risco do diagnóstico de enfermagem Risco de Glicemia Instável1. Durante a gestação ocorre a produção de hormônios que apresentam ações antagonistas à insulina, resultando na sua resistência e variação nos níveis de glicemia2. Associado à gestação, fatores de risco como: Obesidade, história familiar de diabetes mellitus , síndrome de ovários policísticos entre outros, podem contribuir para quadros glicêmicos3. Objetivos: Propor instrumento de Classificação de riscos para o Diagnóstico de Enfermagem Risco de Glicemia Instável para gestantes e identificar fatores de risco presentes nas gestantes com diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional. Métodos: Estudo de caso controle, retrospectivo em 28 prontuários de gestantes acompanhadas no ambulatório de pré­natal de uma maternidade pública do Rio de Janeiro no período de 29 a 215. Os dados serão analisados através do programa SPSS 2.. A análise descritiva trará distribuições de frequências, cálculo das estatísticas médias e desvio padrão. Para avaliar a associação entre as variáveis categóricas será utilizado o qui quadrado de associação. Em todos os casos, diferenças serão consideradas estatisticamente significativas sempre que o p ­valor associado à análise for menor que ,5. Para avaliar o risco relativo será utilizado o valor da OR (odds ratio). Resultados esperados: Determinar fatores de risco que somados a gravidez aumentam o risco de glicemia instável. Conclusão: Estudo em andamento, fornecerá evidências para a criação de um Instrumento de Classificação de riscos para o Diagnóstico de Enfermagem Risco de Glicemia Instável em gestantes. Contribuições para Enfermagem: O conhecimento dos fatores de risco associados a gestação permitirá ao enfermeiro uma reavaliação da intervenção de enfermagem à gestante objetivando controle desses fatores, adiando aparecimento ou moderando indícios da doença. Referências: 1. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA. Definições e Classificação. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed; 215. 2. Bornia RG, Júnior IBC, Júnior JÁ. Protocolos Assistenciais Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1ª Ed. Rio de Janeiro: PoD Editora; 213 3. Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes. São Paulo: 213­214 Descritores: Diagnóstico de Enfermagem, Glicemia e Diabetes Gestacional. Eixo 1: Linhas de Cuidado e Política de Saúde.