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744 | A TEORIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA VISITA DOMICILIAR AO IDOSO | Autores: Carla Rafaela Teixeira Cunha () ; Joana Darc Chaves Cardoso ; Annelita Almeida Oliveira Reinners ; Rosemeiry Capriata Azevedo |
Resumo: O crescente processo de envelhecimento da população brasileira traz novas demandas aos serviços de saúde. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) torna-se importante como ferramenta para a promoção e prevenção da saúde. Assim, destacamos as ações dos agentes comunitários de saúde (ACS), os quais são responsáveis pela adesão dos idosos aos programas de saúde. Trata-se de um relado de experiência sobre uma atividade de educação em saúde para os ACS sobre a abordagem ao idoso no domicílio. Esta atividade faz parte um projeto de intervenção educativa proposto pela disciplina Fundamentos para Educação em Saúde do curso graduação em enfermagem da UFMT. O projeto foi desenvolvido com 17 ACS de uma Clínica da Família do município de Cuiabá/MT. A atividade utilizou a Teoria da problematização de Berbel, utilizado para descrever a implementação e avaliação da atividade em cinco etapas. Na primeira foram realizadas duas visitas técnicas na clínica da família, para observação da realidade dos ACS. Na segunda, levantamento de pontos chave: a falta de treinamento e o despreparo para a realização das funções dos ACS. Na terceira (teorização), foi realizada buscas em bases de dados sobre a temática. Para a quarta (hipóteses de solução) foi evidenciada a necessidade de uma atividade educativa com os ACS. Na quinta (aplicação na realidade), foi apresentado o Plano de atividade e realizada uma apresentação para fornecer subsídio teórico sobre “Abordagem ao idoso pelo ACS na visita domiciliar”. A intervenção foi avaliada pelos ACS utilizando um instrumento contendo questões objetivas sobre o plano de atividades. A intervenção alcançou o objetivo e contribuiu aos ACS, agregando saberes às suas práticas. |