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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 742

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742

INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE: A UNIÃO DE SABERES E PRÁTICAS PARA O FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM, UMA VIVÊNCIA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.

Autores:
Raimundo Maurício da Silva Santana () ; Jean Vitor Silva Ferreira (Universidade Federal do Pará - UFPA) ; João Victor Moura Garcia (Universidade da Amazonia - UNAMA) ; Marcos José Risuenho Brito Silva (Universidade do Estado do Pará - UEPA)

Resumo:
Introdução: O Enfermeiro necessita disseminar seus conhecimentos no sentido de integrar ensino e serviços de saúde para a comunidade. Reverberando os saberes populares aliados ao papel essencial do enfermeiro na ESF. Objetivo: Demonstrar a importância da Integração ensino, serviço e comunidade no âmbito da ESF. Metodologia: O presente estudo consiste em um relato de experiência, baseado na vivência de acadêmicos de Enfermagem em uma Estratégia de Saúde da Família(ESF). Realizou-se visitas domiciliares juntamente com a docente na unidade temática “Políticas públicas de Saúde” no qual os acadêmicos acompanharam a docente e realizaram atividades de rotina da estratégia, vislumbrando a aplicabilidade das políticas públicas de Saúde. Resultados: Com a vivência na ESF, percebeu-se, através da integração ensino, serviço e comunidade, houve uma compreensão melhor dos acadêmicos de enfermagem acerca das políticas públicas, uma vez que estes puderam perceber a realidade de programas e serviços oferecidos pelos SUS, detectando suas potencialidades e fragilidades. Além disso, a ESF também foi beneficiada, uma vez que os acadêmicos realizaram a promoção da saúde nos domicílios visitados. Conclusão: Sendo a ESF uma ferramenta de união entre profissionais da saúde e comunidade, esta contribui para a coesão de saberes e técnicas científicas e empíricas, e consequentemente desenvolver um estilo de vida mais saudável para usuários e profissionais. Importância: Esta atividade concorre no âmbito do exercício profissional, visto que parte do diálogo entre os diversos saberes e indivíduos, no qual cada um contribui com seu conhecimento particular, cooperando para a integração proposta e valorização da cultura popular, visando o fortalecimento da relação profissional-usuário dentro da ESF. Contribuições para a Enfermagem: A valorização do saber popular por parte dos profissionais de Enfermagem.