Pôster
732 | AÇÃO EDUCATIVA NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO ÂMBITO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Pimenta, Soraia Neves () ; Carvalho, Dayara de Nazaré Rosa de (FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN) ; Dutra, Karina Teixeira (FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN) ; Gomes, Driele Caroline Noronha (FACULDADE DA AMAZÔNIA - FAMAZ) ; Pantoja, Jenifer Regina Ribeiro (FACULDADE DA AMAZÔNIA - FAMAZ) ; Aguiar, Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar (FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A escola tem como missão primordial o desenvolvimento de processos como ensino-aprendizagem e desempenha papéis fundamentais na formação e atuação das pessoas em todas as áreas da vida social. OBJETIVO: Relatar uma experiência vivenciada sobre a realização de uma ação educativa na prevenção de acidentes no âmbito escolar. METODOLOGIA: Relato de experiência realizado por acadêmicos de enfermagem em uma escola da rede pública em Belém – Pará, entre 6º ao 8º ano, com alunos na faixa etária de 9 a 15 anos e colaboradores da instituição, no período de agosto a dezembro de 215. Foram realizadas oficinas abordando primeiros socorros como: mordida de insetos, queimaduras, acidentes de transito, informações sobre sinais vitais e remoção correta de vítimas. RESULTADOS: A proposta trouxe um espaço dinâmico e inquietação sobre os temas abordados. Puderam realizar os procedimentos de primeiros socorros o que permitiu aflorar a curiosidade nos alunos principalmente relacionado a acidentes de trânsito em que a maioria desconhecia o procedimento adequado. CONCLUSAO: Durante este estudo ficou evidente que a população em geral possui pouco conhecimento adequado de primeiros socorros. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Diante desse contexto, a enfermagem assume papel de fortalecedora de conhecimentos dentro da intersetorialidade. A educação em saúde é ferramenta de eficiência absoluta, o enfermeiro enquanto educador, desenvolve práticas educacionais dialógicas na construção de novos conhecimentos capacitando a população sobre promoção e a prevenção. Referências: Gomes VE. Escolas Saudáveis: a busca pela excelência na extensão. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG,1(1): 48-55, 213. De Tommasi L, Warde, MJ, Haddad, S. O Banco Mundial e as políticas educacionais. Cortez Editora, 1996.
Descritores: Primeiros Socorros; educação em saúde; enfermagem. |