Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 724

Pôster


724

Violência física do aluno para o professor

Autores:
Tahisa Ferreira da Silva () ; Débora Beatriz Nascimento Almeida (Universidade Federal de Pernambuco) ; Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos (Universidade Federal de Pernambuco) ; Karla Pires Moura Barbosa (Universidade Federal de Pernambuco) ; Rogério da Silva Soares (Universidade Federal de Pernambuco) ; Sylene de Fátima Oliveira da Silva (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: A violência é caracterizada pelo comportamento agressivo onde se utiliza diversos tipos de intimidação, não se delimita a um ambiente específico ou a uma esfera organizacional¹. Na escola encontramos atos de vandalismos e agressões entre os próprios estudantes e entre os estudantes e os professores. Objetivo: Detectar a ocorrência de violência física de alunos contra os professores em duas escolas públicas de Recife -PE. Metodologia: estudo descritivo exploratório, transversal de caráter quantitativo. A coleta de dados ocorreu nas escolas pertencentes ao Distrito Sanitário V. Os dados foram obtidos por meio da aplicação um questionário estruturado², com os professores, o qual abordava 13 questões referentes à violência vivenciadas pelos professores em seu ambiente de trabalho. Resultados: nas escolas 84,8% dos professores afirmaram ter vivenciado algum episódio de violência física e 15,2% negaram. Esses dados corroboram com os achados da literatura², que afirmam que a violência sofrida pelos professores é tanto de âmbito físico quanto verbal, sendo o motivo da agressão a vingança por resultados escolares não esperados e o não reconhecimento do professor como uma figura superior. Conclusão: A violência (física e verbal) está cada vez mais presente no âmbito escolar. Diversos são os motivos que podem levar o aluno a cometer esses atos, porém, nenhum justifica essa atitude. Um ambiente que deveria ser sinônimo de aprendizado, passa a tornar-se em um ambiente tenso e conflituoso. Para que isto seja amenizado, faz-se necessário que coloquemos em prática o diálogo visando a construção de um novo projeto de sociedade, no qual o bem de todos, seja o principal objetivo. Contribuições para Enfermagem: A enfermagem atuando na atenção básica, tem como alcance na comunidade a escola, que pode ser um lugar fundamental para a promoção da saúde e prevenção de agravos. Referências: 1-BEZERRA, E. et al 213; 2-LEVANDOSKI, G. et al,211. Violência, Criança, Adolescente. Tahisa Ferreira da Silva¹, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos², Débora Beatriz Nascimento Almeida¹, Karla Pires Moura Barbosa¹, Rogério da Silva Soares¹, Sylene de Fátima Oliveira da Silva¹. ¹Discentes do curso de Bacharelado em Enfermagem UFPE. ²Docente do curso de Graduação e Pós Graduação em Enfermagem UFPE; Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPE. Tahisa.silva@hotmail.com