Pôster
723 | IMPORTÂNCIA DO APOIO DO FAMILIAR/CUIDADOR JUNTO AO GRUPO DE AJUDA MÚTUA A PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON | Autores: Maria Eduarda Grams Salum () ; Anderson Abreu de Carvalho (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A doença de Parkinson é uma doença neurológica, crônica e progressiva que atinge o sistema nervoso central, causada pela diminuição intensa de dopamina, comprometendo os movimentos(1). O Grupo de Ajuda Mútua a Pessoas com Doença de Parkinson (GAM) tem como objetivo o apoio mútuo entre os participantes, onde há a troca de vivências OBJETIVOS: Refletir sobre a importância do apoio familiar e de cuidadores junto ao GAM. METODOLOGIA: Participação em Reuniões do GAM, que ocorrem quinzenalmente no Núcleo de Estudos da Terceira Idade, localizado na Universidade Federal de Santa Catarina. A metodologia do Grupo consiste em rodas de conversas, onde os portadores da doença e seus familiares e/ou cuidadores expõem seus anseios, vivências e dúvidas uns ao outro. RESULTADOS: O apoio dos familiares e/ou cuidadores é essencial, pois são eles que diariamente estão com o portador da doença, e muitas vezes tem que lidar com as consequências advindas dos sintomas (tremor, diminuição da coordenação motora, rigidez muscular) e proporcionar um suporte, para que diante dessas situações, não aconteça o desanimo e a falta da vontade de seguir em frente. CONCLUSÕES: Percebeu-se que o Grupo tem grande importância na vida dos Parkinsonianos, bem como o apoio de familiares e/ou cuidadores uma vez que no GAM eles obtêm suporte psicoemocional. O conhecimento dos principais anseios e dificuldades daqueles que convivem com a doença de Parkinson é fundamental para que a integralidade do cuidado seja alcançada, objetivando a qualidade de vida.
DESCRITORES: Enfermagem. Doença de Parkinson. Assistência de Enfermagem.
EIXO II – FORMAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM
______________________________________
1 Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Membro do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde.
2 Graduando de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Membro do Grupo de Estudos sobre Pessoas Idosas.
REFERÊNCIAS
1. Souza CFM, Almeida HCP, Sousa JB, Costa PH, Silveira YS, B JCL. A Doença de Parkinson e o Processo de Envelhecimento Motor: Uma Revisão de Literatura. Rev Neurocienc [INTERNET]. 211 [acesso em 216 set 27];19(4):718-723. Disponível em: http://files.comunidades.net/bispojosimar/doenca_de_parkinson.pdf
(O arquivo certo do pdf do ppt é o que contem o item "Resultados"!) |