Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 721

Pôster


721

REVISÃO LITERÁRIA SOBRE ENSINO À DISTÂNCIA EM ENFERMAGEM NO BRASIL

Autores:
Jessica Karine Baginski () ; Lizandra Leal de Sousa (Faculdade Estácio de Macapá) ; Larissa Inajosa de Moraes (Faculdade Estácio de Macapá) ; Danielly Souza Simão (Faculdade Estácio de Macapá) ; Alessandra Inajosa Lobato (Faculdade Estácio de Macapá)

Resumo:
Jessica Karine Baginski1 Lizandra Leal De Sousa2 Larissa Inajosa De Moraes3 Danielly Souza Simão4 Alessandra Inajosa Lobato5 Introdução: Compreendemos que EAD (ensino a distância) pode ser definida como uma modalidade de ensino que facilita a auto-aprendizagem, com a ajuda de recursos didáticos organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, e que pode ser utilizada por diversos meios de comunicação1. Objetivos: Investigar nas literaturas como estão abrangendo o EAD para enfermagem. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática com busca de três (3) artigos entre 2 e 28 nas bases de dados SCIELO e BDEnf. Resultados: Os artigos analisados abordam sobre a importância do EAD na enfermagem e como é visto esse sistema no Brasil. Num país com carências educacionais tão grandes como o nosso, o acesso facilitado da educação à distância, pode eliminar barreiras geográficas e, gradualmente, promover educação com qualidade2. Conclusão: O EAD não deve ser visto como substitutiva de outras formas de educação convencional, mas como modalidade educacional alternativa que visa atuar de forma significativa no ensino à distância na Enfermagem3. Implicações: EAD para enfermagem ainda tem que ser muito discutido, pois estes profissionais estarão lhe dando com vidas e qualquer que for o erro pode prejudicar o paciente e até levar a óbito por uma simples administração de medicamento errada. Referências: 1. Preti O, organizador. Educação à distância: construindo significados. Cuiabá (MT): NEAD/IE-UFMT; 2. 2. Candido MCFS, Furegato ARF. Transtornos depressivos: um material didático para educação à distância. Esc Anna Nery Ver Enferm 28. 3. Telles Filho PCP, Cassiani SHDB. Ciclo de criação e avaliação do módulo administração de medicamentos para ensino à distância. Rev Latino-am Enfermagem 28. Palavras-chave: Educação à distância, Educação em enfermagem, Enfermagem. Eixo II: Formação e produção do conhecimento em enfermagem 1 Acadêmica do 4º semestre de Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá. jessica_baginski_9@hotmail.com 2 Acadêmica do 4º semestre de Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá 3 Acadêmica do 4º semestre de Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá 4 Acadêmica do 4º semestre de Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá 5 Enfermeira. Especialista em Enfermagem Cirúrgica. Docente Orientadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá.