Pôster
720 | BRINCANDO COM OS EMOJIS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM IDOSOS EM RELAÇÃO A DIABETES MELLITUS | Autores: Pimenta, Soraia Neves () ; Carvalho, Dayara de Nazaré Rosa de (FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN) ; Dutra, Karina Teixeira (FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN) ; Gomes, Driele Caroline Noronha (FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ) ; Barroso, Josymary dos Reis (FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ) ; Aguiar, Viviane Ferraz Ferreira de (FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Diabetes Mellitus é uma doença crônica, caracterizada por hiperglicemia, resultante de defeitos na secreção de insulina ou em sua ação. Suas complicações geram disfunções e a insuficiência de vários órgãos e sistemas. OBJETIVO: Realizar uma ação educativa sobre Diabetes Mellitus aos idosos em uma sala de espera do ambulatório de clínica médica de um hospital de referência, localizado em Belém-Pará. METODOLOGIA: A atividade foi realizada por acadêmicos de enfermagem no período de agosto à dezembro de 215, duas vezes por semana, com 35 idosos e seus respectivos acompanhantes. A atividade ficou conhecida como “Brincando com os emojis na Diabetes”. RESULTADOS: As ações tinham cunho educativo e contava com perguntas abertas e fechadas. As perguntas fechadas eram respondidas através de emojis, fato que proporcionou aproximação, interação e descontração. CONCLUSÃO: As atividades de promoção e prevenção à saúde, realizadas nesse recorte de tempo, pode contribuir de maneira simples, para a assistência preventiva e diagnóstico precoce para o tratamento mais resolutivo nos estágios inicias da doença. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: As estratégias educativas na Diabetes Mellitus são de grande relevância no campo da enfermagem, pois permite o gerenciamento no autocuidado e atuação no meio interdisciplinar que afeta de forma positiva na qualidade de vida do paciente portador. REFERÊNCIAS: 1. MARQUEZINE, Guilherme Figueiredo; MANCINI, Márcio Corrêa. Diabetes mellitus no idoso. Revista Brasileira de Medicina. Edição, v. 63, n. 12, p. 169-176, 26.
2. GONÇALVES, André Luís et al. Direitos garantidos aos idosos de uma instituição de longa permanência: uma prática curricular de extensão.Percurso Acadêmico, v. 5, n. 9, p. 291-296, 215.
Descritores: Educação em Saúde. Enfermeira. Diabetes Mellitus |