COMUNICAÇÃO COORDENADA
718 | AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA | Autores: Cinara Maria Feitosa Beleza () ; Maria do Livamento Fortes Figueiredo (Universidade Federal do Piauí) ; Lívia Carvalho Pereira (Universidade Federal do Piauí) ; Sônia Maria Soares (Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Cinara Maria Feitosa Beleza1
Maria do Livamento Fortes Figueiredo2
Lívia Carvalho Pereira3
Sônia Maria Soares4
Introdução: A qualidade de vida é um conceito multidimensional, com abordagem subjetiva. (1) Na velhice ocorre um declínio de saúde física e mental. Para apoiar a vida autônoma desse grupo etário, enfermeiros devem realizar intervenções preventivas, com foco em aspectos relacionados à qualidade de vida. (2) Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de idosos na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 383 idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família em Teresina (PI). Os dados foram coletados por meio de instrumentos de qualidade de vida WHOQOL-Bref e WHOQOL-Old. A coleta ocorreu entre julho e dezembro/213. Utilizaram-se análise descritiva, com valores de alpha de Cronbach acima de ,7. Resultados: A qualidade de vida mensurada pelo WHOQOL-Bref obteve maior escore no domínio psicológico (7,2) e menor no ambiental (61,7), pelo WHOQOL-Old alcançou-se maior escore na faceta funcionamento dos sentidos (74,5), e menor na intimidade (59,3). Conclusões: A análise da qualidade de vida de idosos provoca uma série de reflexões sobre o processo de envelhecimento, que fundamentadas em suas percepções, permite a proposição de intervenções mais efetivas, e um tratamento para além do enfoque de doenças. Contribuições / implicações para a Enfermagem: A constituição de parcerias entre profissionais de enfermagem, idosos, familiares e organizações sociais que visem à promoção de aspectos que interfiram positivamente na qualidade de vida desses idosos.
REFERÊNCIAS
1. Molzahn A, Skevington SM, Kalfoss M, Makaroff KS. The importance of facets of quality of life to older adults: an international investigation. Qual Life Res. 21; 19:293-8.
2. Gobbens RJ, Luijkx KG, van Assen MA. Explaining quality of life of older people in the Netherlands using a multidimensional assessment of frailty. Qual Life Res. 213 Oct; 22(8): 251-61.
DESCRITORES: Idoso. Qualidade de vida. Enfermagem.
EIXO I – Linhas de cuidado e Política de Saúde.
1. Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: cinara.maria@hotmail.com
2. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Piauí.
3. Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira diarista na Maternidade Hospital Geral do Promorar. Universidade Federal do Piauí.
4. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerais. |