COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO
708 | Ensino de História da Enfermagem: experimentando metodologias ativas | Autores: Luciana Barizon Luchesi () |
Resumo: Objetivo: o presente relato de experiência tem como objetivo retratar a metodologia utilizada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP (EERP-USP) para o ensino de História da Enfermagem, ministrada nos cursos de graduação, no primeiro ano. Método: relato de experiência reflexivo. Resultados: A análise de oito anos de ensino na EERP-USP mostram que o programa atual da disciplina ainda apresenta similaridades com o Standard Curriculum for Schools of Nursing, de 1917. A grande modificação apresenta-se na carga horária de 3 horas, em detrimento das 1h preconizadas pelo documento americano e a forma de ensino, com implementação de metodologias ativas. Considerações Finais: Observa-se que o aumento gradativo no uso de estratégias pedagógicas ativas contribui para o aprendizado e interesse do estudante observando críticas pertinentes, compreendendo o papel ativo do estudante no futuro da profissão. |