Pôster
705 | Sala de Aula Invertida: Uma proposta para o ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem | Autores: Vanessa Juvino de Sousa () ; Vasco Lopes (ASCES/UNITA) ; Samira Maria Oliveira Almeida Mota (ASCES/UNITA) ; Alecsandra Gomes de Lucena Oliveira (ASCES/UNITA) ; Maria Valéria Gorayeb de Carvalho (ASCES/UNITA) ; Weslla Karla Albuquerque Silva de Paula (ASCES/UNITA) |
Resumo: Introdução: Para dinamizar a construção do conhecimento do estudante, utilizou-se a sala de aula invertida. Nesta o estudante adquire uma postura ativa, buscando conhecimento e resolvendo problemas1. A proposta surgiu a partir de um curso sobre tecnologias na educação. Objetivo: Descrever uma proposta de ensino em Sistematização da Assistência de Enfermagem a partir da Sala de Aula Invertida. Metodologia: É dividida em Etapas: Etapa 1: Divisão da turma em 6 grupos (foram criadas 6 crianças, cada criança é acompanhada por um único grupo). Etapa 2: Apresentação do Disparador de Aprendizagem (DA) em ambiente virtual, possibilitando um primeiro contato com o paciente “virtual” ou “imaginário”. Etapa 3: O estudante identifica o ciclo de vida do paciente, estuda as diversas situações que podem influenciar no processo de saúde/doença (os ciclos são: recém-nascido, lactente, pré-escolar, escolar e adolescente). Etapa 4: Discussão no grupo (presencial) com facilitação do Docente, constroem o Planejamento da Assistência e entregam a atividade. Etapa 5: Avaliação Docente considerando a abordagem clínica, crítica e holística do grupo de estudantes. Etapa 6: Elaboração de novo DA que considera a melhora ou não do paciente e introdução de novos conceitos. Conclusões: Percebe-se que a partir do ensino utilizando a estratégia de Sala de Aula Invertida o estudante busca o seu conhecimento, tornando a sala de aula mais rica com debates, contribuições e dúvidas. Contribuições para a Enfermagem: Acredita-se que quando o estudante desenvolve o conhecimento clínico, crítico e holístico o mesmo obtém o desempenho esperado para a sua formação de enfermeiro.
Referências
Valente, JA. Aprendizagem Ativa no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Depto. de Multimeios, Nied e GGTE - Unicamp & Ced – PucSP. São Paulo, 214. Acesso em 1 de novembro de 215. |