Pôster
698 | INTERDISCIPLINARIEDADE NA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Izabela Andrea da Silva () ; Marli Aparecida Rocha de Souza (FACULDADE DOM BOSCO) |
Resumo: Introdução: A interdisciplinaridade na educação, proporciona aos professores integrar as disciplinas curriculares, promovendo aos discentes formas de olhar um mesmo tema, por meio da compreensão e ligação entre as diversas áreas do conhecimento com o objetivo de não fragmentar o processo ensino aprendizagem. Objetivo: proporcionar aos discentes um método que unifique a compreensão entre as disciplinas de Saúde da Criança e Saúde da Mulher. Metodologia: Trata-se de um estudo reflexivo, onde a troca de saberes na interação interdisciplinar é intrínseca à formação discente, uma vez que a reflexão crítica sobre a experiência, promove a melhoria dessa prática. Para essa metodologia optou-se por atividades em forma de seminários, com apresentação oral e estudos de caso. Durante a apresentação do seminário relacionasse a teoria e a prática, buscando de forma linear, o elo entre o tema e as respectivas disciplinas. Resultados: A interdisciplinaridade possibilitou a interação das disciplinas, no sentido de evitar a dissociação e a compartimentalização do saber. Conclusão: O interdisciplinar busca a interação, visando novos questionamentos, novas buscas, se apresenta como um princípio novo de reorganização epistemológica das disciplinas científicas.
Descritores: Enfermagem, Educação em Enfermagem, Docente.
LUCK, H. Pedagogia da interdisciplinaridade. Fundamentos teórico - metodológicos. Petrópolis: Vozes, 21.
LEIS, H. R. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Florianópolis, ago. 25 (Caderno de Pesquisa interdisciplinar em Ciências Humanas; 73).
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo. Cortez, 2.
PELEIAS, I.R, et al. Interdisciplinaridade no ensino superior: análise da percepção de professores de controladoria em cursos de ciências contábeis na cidade de são Paulo. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, p. 499-532, nov. 211 |