Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 693

Pôster


693

Doença renal crônica: diagnóstico precoce na atenção básica pela equipe multiprofissional de uma unidade básica de saúde

Autores:
Williane Maria Coutinho Menezes () ; Mayara Veras Bogéa Brito (Universidade Federal do Maranhão - UFMA) ; Isabela Bastos Jácome de Souza (Centro Universitário UNINOVAFAPI) ; Moisés Lopes Carvalho (Centro Universitário UNINOVAFAPI) ; Líndia Kalliana da Costa Araújo Alves Carvalho (Centro Universitário UNINOVAFAPI) ; Suzana Bastos Jácome de Sousa (IESP)

Resumo:
Introdução: A doença renal crônica é considerada um problema de saúde pública, que consiste na perda lenta, progressiva e irreversível da função renal, resultando na incapacidade dos rins exercerem suas funções básicas1. Objetivo: Analisar estudos que abordem a doença renal e sua detecção pela Estratégia Saúde da Família. Trajetória metodológica: Revisão bibliográfica de artigos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde utilizando os seguintes descritores: hipertensão; insuficiência renal; prevenção primária; saúde da família, referentes à doença renal crônica, sendo que alguns dos artigos localizados, foram selecionados, conforme critérios adotados e apresentados em três categorias: fatores de risco para doença renal crônica; prevenção e progressão para doença renal crônica; papel do enfermeiro na saúde da família. Resultados: As pesquisas direcionaram-se para a investigação da utilidade dos instrumentos na avaliação individual dos pacientes, e na verificação da sensibilidade para detectar melhora na qualidade de vida, especialmente considerando-se a introdução de novas técnicas de tratamento e procedimentos Conclusão: Há necessidade de políticas mais efetivas de saúde pública na detecção precoce da doença renal de modo a promover saúde, prevenir e retardar a progressão desta doença com potencial de morbimortalidade na população. Contribuições/Implicações para a enfermagem: Capacitar os enfermeiros para captação precoce dos pacientes renais. REFERÊNCIAS: 1. Bastos MG, Kirsztajn, GM. Doença renal crônica: importância do diagnóstico precoce, encaminhamento imediato e abordagem interdisciplinar estruturada para melhora do desfecho em pacientes ainda não submetidos à diálise. J. Bras Nefrol. 211.