Pôster
692 | RELATO DE EXPERIÊNCIA - GRUPO DE CONVIVÊNCIAS: DESMISTIFICANDO AS ESTOMIAS | Autores: Joane Rosiara Werner () ; Magali Schutz Corrêa (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Rariany Miriam de Oliveira Lopes (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Bruna Andrade (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Cintia Junckes (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Lúcia Nazareth Amante (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Pessoa em situação de estomia é aquela que, em decorrência de um procedimento cirúrgico, exterioriza parte de um sistema (digestório, respiratório ou urinário), resultando em abertura artificial entre os órgãos internos com o meio externo, o estoma1. Os Grupos de Convivência fundamentam-se no cuidado baseado no sistema de apoio e educação proporciona trocas de saberes, vivências e realidades entre estomizados e profissionais2.
OBJETIVO: Formar um Grupo de Convivência para pacientes em situação de estomia no período perioperatório.
DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Prática Assistencial desenvolvida com pacientes e familiares em período perioperatório, em um hospital escola do sul do país no mês de novembro de 215. Realizadas conversas referentes ao procedimento cirúrgico e a utilização dos equipamentos coletores de estomia, esclarecendo dúvidas e anseios.
RESULTADOS: Realizados cinco encontros, com até três pacientes e familiares. Os temas abordados foram: alimentação e limitações pela estomia, dúvidas e angústia pelo diagnóstico e reinserção social. Os pacientes e familiares mostraram-se interessados e participativos.
CONCLUSÃO: As reuniões possibilitaram aos pacientes e familiares orientações para o autocuidado, abordando as necessidades e esclarecendo o procedimento cirúrgico bem como o retorno para casa.
IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Educação em saúde é trabalho da enfermagem. Os encontros durante a internação desmistificaram a estomia e facilitando o retorno do paciente ao lar.
Palavras-chave: Ostomia. Autocuidado. Cuidado de enfermagem.
REFERENCIAS:
1. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Portaria nº 4, de 16 de novembro de 29. Regulamenta o Serviço de Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas. Diário Oficial da União,18 nov. Brasília:MS, 29
2. RODRIGUES S.O., et al. As redes sociais de apoio no cuidado às pessoas com estomias: Revisão Bibliográfica. Saúde (Santa Maria), v.39, n.1, p. 33-42, 213 Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/revistasaude/article/view/7256/pdf_1 |