Pôster
688 | UTILIZAÇÃO DO PORTIFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: RELATO DISCENTE | Autores: Catarina Giló Lopes () ; Tatiane Sena (UNIFACS) ; Tatiane dos Santos Pessoa (UNIFACS) ; Natália Cardoso dos Santos Vieira (UNIFACS) ; Camila Dourado Reis das Virgens (UNIFACS) ; Letícia Cardoso Braz (UNIFACS) |
Resumo: UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: RELATO DISCENTE
Catarina Giló Lopes¹; Tatiane Sena¹; Tatiane dos Santos Pessoa¹, Natália Cardoso dos Santos Vieira¹; Camila Dourado Reis das Virgens², Letícia Cardoso Braz².
Introdução: O portfólio é uma ferramenta utilizada pelos discentes dos cursos de saúde de uma Universidade privada da cidade de Salvador, na disciplina PISCO, componente curricular do bloco de saúde coletiva, durante encontros nas unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de saúde da família (USF), para registros de ações e vivências. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem, na utilização do portfólio como metodologia ativa de aprendizagem. Descrição metodológica: Estudo sob forma de relato de experiência, dos discentes de enfermagem, do 4º ao 7º semestre, entre fevereiro a junho de 216, com ênfase em ações de promoção da saúde e prevenção da doença. Resultados: Através do registro das reflexões das práticas realizadas em campo, o discente pode expressar sua experiência com a comunidade e equipe, além de analisar criticamente as políticas de saúde existentes e o processo de trabalho da unidade. Os debates e discussões fomentados por meio de “rodas de conversas” possibilitam aos discentes agregar conhecimentos na área de saúde pública. Os encontros são avaliados pelo docente e discentes, com emprego dos conceitos Suficiente (S) e Insuficiente (I), para avaliação geral do programa e das ações educativas e preventivas realizadas.Conclusões: O portfólio é consensualmente adotado por estimular a imersão na prática, proporcionando a aprendizagem crítica e reflexiva. Promove também o desenvolvimento de competências cognitivas, de modo especial, às relativas ao trabalho em equipe. Contribuições a Enfermagem: É esperado, desta forma, que se obtenha progresso na consolidação do aprendizado ao longo da graduação através do uso constante dessa metodologia ativa de ensino.
Referência:
1.Cesário JB, Ribeiro MRR, Dias RBF, Rothebarth AP, Lima LPS.Portifólio Reflexivo como Estratégia de Avaliação Formativa. Rev. Baiana de Enfermagem, Salvador, vol.3,n.1,p.356-364, jan.marc.216.
Descritores: “enfermagem em saúde comunitária”, “aprendizagem”,
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
1 Acadêmicos da Universidade Salvador (UNIFACS) - Laureate International Universities – Salvador-BA.
2 Enfermeira Docente da Universidade Salvador (UNIFACS) - Laureate International Universities – Salvador-BA. |