Pôster
687 | GESTÃO E GERENCIAMENTO DOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DA TUBERCULOSE | Autores: Alexandre Aguiar Pereira () ; Caroline Marinho Pereira (Universidade do Estado do Pará) ; Fabiane Oliveira da Silva (Universidade do Estado do Pará) ; Tainah Ratis Goldim (Universidade do Estado do Pará) ; Margarete Feio Boulhosa (Universidade do Estado do Pará) ; Marune Melo Távora (Universidade do Estado do Pará) |
Resumo: No Brasil, a tuberculose é um sério problema de saúde pública. O país ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 8% do total de casos de tuberculose no mundo. O atual Plano de Ação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) está fundamentado na descentralização e horizontalização das ações de vigilância, prevenção e controle da tuberculose. Objetivou-se relatar a experiência de discentes de enfermagem a cerca da estrutura e do funcionamento do PNCT em todos os níveis de gestão e gerenciamento. Relato de experiência, realizado por meio de visitas planejadas e rodas de conversas junto às esferas responsáveis pela gestão e gerenciamento do PNCT na cidade de Belém (PA), no período de 14/1 à 23/1/215. Observou-se que o PNCT é um programa hierarquizado, com diversos níveis de complexidade que atuam de forma articulada em todo território nacional. Possui como principal ferramenta de informação o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan), que fornece subsídios para as atividades de planejamento, monitoramento e avaliação. Conclui-se que o PNCT, enquanto política pública de saúde, visa a proteção da população e um atendimento qualificado, unindo o trabalho de todas as esferas governamentais do país. É dever de todo enfermeiro que atende os doentes e está inserido nos serviços conhecer as normas do PNCT, bem como entender as competências de seus níveis de gestão e gerenciamento, para que possa embasar suas ações, colaborando para o controle da doença.
REFERÊNCIAS
Brasil. Ministério da Saúde. Portal da Saúde/SUS [internet]. Tuberculose. 215. [acesso em 215 nov 23]. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1145&Itemid=674.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil – Brasília: Ministério da Saúde, 211. 284 p.
DESCRITORES: Tuberculose. Gestão dos Serviços de Saúde. Política de Saúde Pública.
EIXO I – Linhas de cuidado e Política de Saúde. |