Pôster
682 | Educação em saúde desenvolvidas com crianças e adolescentes sobre o tema hanseníase: Revisão Integrativa | Autores: Karla Pires Moura Barbosa () ; Tahisa Ferreira da Silva (UFPE) ; Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos (UFPE) ; Ednaldo Cavalcante de Araújo (UFPE) ; Marta Maria Francisco (UFPE) ; Talita Munique de Melo Rodrigues (UFPE) |
Resumo: Introdução: O Recife vem apresentando indicadores de saúde elevados para faixa etária¹, segundo a Sala de Apoio à Gestão Estratégica – SAGE/MS de 21 a 215 essas taxas têm se mantido, tanto os indicadores epidemiológicos por 1. habitantes/ano, como para o percentual de casos novos². Daí a importância de investigar na literatura as evidências científicas nos últimos 1 anos em menores de 15 anos. Objetivo: Investigar na literatura estudos que abordem a educação em saúde em hanseníase. Metodologia: Foi realizada em janeiro de 216, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, IBECS, Pubmed, BDEnf, Web of Science e Cinahl e no banco de dados Scopus. os descritores: Em português: Hanseníase; Educação em Saúde; Criança; Adolescente; Em inglês: Leprosy; Health education; Child; Adolescent; Em espanhol: Lepra; Educación em salud; Niño; Adolescente. A questão norteadora do estudo: De que forma vem sendo trabalhado a educação em saúde em hanseníase na idade escolar? Resultados: A amostra foi composta por cinco artigos. Os mesmos foram categorizados em: Efeitos positivos da educação em saúde; e Efeitos negativos da educação em saúde. Conclusão: As intervenções educativas podem trazer pontos positivos como negativos, pois o modo como elas são abordadas irá contribui no entendimento sobre a doença. Pois a educação de forma dialógica contribuirá para um pensamento critico-reflexivo promovendo a autonomia dos sujeitos. Contribuições para enfermagem: É importante que os profissionais de enfermagem tenham o conhecimento de estratégias de educação em saúde utilizadas e eficazes na disseminação de informações, no intuito de aplica-las em sua rotina de trabalho. Referência: 1. Brasil. MS. SVS. DVDT. PIAEEH, 211-215. 1. ED.,1.REIMPR. - BRASÍLIA: MS, 213. 2. Pernambuco. SES. SEVS.PEDNEP- SANAR – 211 / 214 - RECIFE. 3. Bhore PD, et al. Child-to-parent education: A pilot study. Indian journal of leprosy, V. 64, N. 1, P. 51-57, 1991.
Hanseníase, Educação em Saúde, Enfermagem.
Karla Pires Moura Barbosa1, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos2, Marta Maria Franciso3, Tahisa Ferreira da Silva1, Talita Munique de Melo Rodrigues1, Ednaldo Cavalcante de Araújo2.
1Acadêmicos de Enfermagem UFPE, Campus Recife.2Docentes do Curso de Graduação e Pós Graduação em Enfermagem UFPE, Coordenador do PROCAD-UFPE.3Enfermeira Especialista em Educação em Enfermagem e Pesquisadora CNPq/UFPE. Karlapires.mb@gmail.com |