COMUNICAÇÃO COORDENADA
673 | TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM | Autores: Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa () ; Raysa Cristina Dias de Moura (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Cíntia Tavares Carleto (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Guilherme Nascimento de Azevedo (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Virgínia Souza Santos (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Alexandre Marcos Rodrigues Braga (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) |
Resumo: Introdução: Os Transtornos Mentais Comuns (TMC) referem-se ao conjunto de sintomas que desencadeiam uma incapacidade funcional do organismo e que que podem influenciar direta e negativamente o desempenho acadêmico e a qualidade de vida dos universitários. Objetivos: Avaliar a ocorrência de TMC em graduandos de Enfermagem de uma universidade federal. Método: Estudo exploratório, descritivo, transversal, quantitativo, realizado com estudantes matriculados no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Para coleta de dados utilizou-se o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-2). Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da instituição (parecer nº 1.226.66). Resultados: Participaram deste estudo 92 estudantes, a maioria do sexo feminino (88,%), de cor branca (64,1%), com idade média de 22,26 anos, estado civil solteiro (94,6%), procedência de Uberaba (62,%) e sem vínculo empregatício (92,4%). Detectou-se uma prevalência de 43,5% de rastreamento positivo para TMC sendo que se sentir nervoso, tenso ou preocupado foi o sintoma mais relatado (83,7%). Diferenças marginalmente significativas foram observadas entre os estudantes procedentes de Uberaba (5,9%) e os migrantes (31,4%), p=,6; e entre os alunos do primeiro e segundo períodos (6,9%) e os dos demais períodos (37,7%), p=,52. Conclusão: Observou-se elevada prevalência de TMC entre os participantes, evidenciando a necessidade da atenção psicopedagógica para essa população para minimizar a ocorrência de TMC.
Referências:
Ansolin, AGA, et al. Prevalência de transtorno mental comum entre estudantes de psicologia e enfermagem. Arq Cienc Saude. 215; 22(3): 42-5.
Martins LCX, Kuhn L. Prevalência de transtornos mentais comuns em jovens brasileiros recém-incorporados ao Serviço Militar Obrigatório e fatores associados. Cienc Saude Colet. 213 jun;18(6):189-16.
Descritores: Estudantes de Ciências da Saúde. Transtornos Mentais. Educação Superior.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
Obs: será necessário equipamento multimídia. |