Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 671

Pôster


671

Violência verbal vivida pelos professores em duas escolas públicas do Recife-PE

Autores:
Débora Beatriz Nascimento Almeida () ; Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos (UFPE) ; Karla Pires Moura Barbosa (UFPE) ; Rogério da Silva Soares (UFPE) ; Sylene de Fátima Oliveira da Silva (UFPE) ; Tahisa Ferreira da Silva (UFPE)

Resumo:
Introdução: Nas escolas brasileiras há uma prevalência no número de professores que sofreram violência, prática essa que interfere em seu desempenho como docente¹. Ações educativas para a promoção e conscientização das pessoas quanto a essa problemática é de suma importância. Objetivo: Identificar a incidência da violência verbal dos alunos para os professores no ambiente escolar. Metodologia: Esta pesquisa foi desenvolvida através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/Cnpq), após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa na UFPE, sob parecer de nº: 1.459.38. Estudo descritivo exploratório, transversal de caráter quantitativo. A coleta ocorreu em duas Escolas públicas do DS V, Recife-PE. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário estruturado com questões referentes à violência vivenciada pelos professores no ambiente de trabalho. Resultados: 64% dos professores afirmaram ter recebido algum insulto verbal e 36% negaram. No Brasil, uma pesquisa organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), verificou que os maiores percentuais de ocorrência de intimidação ou ofensa verbal são a professores ou membros da equipe escolar (12%). Conclusão: A violência está cada vez mais presente no ambiente escolar, o que afeta a relação professor-aluno. Contribuições para a enfermagem: A enfermagem pode atuar em diversos cenários e um deles é a escola. O PSE (Programa Saúde na Escola), pode contribuir como ferramenta na diminuição da violência escolar através de ações educativas. Referências: 1.Pereira, KS. Violência Contra Professores nas Escolas. Consultora Legislativa da Área XV Educação, Cultura e Desporto. Câmara dos Deputados. Maio, 216. 2.214. Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem. 3.Castro, et al. Efeitos da agressividade infantil para o sofrimento psíquico de professores em diferentes momentos de carreira. Estudos de Psicologia (Natal), v. 17, n. 2, p. 265-274, 212. Violência, Docente, Discente. Débora Beatriz Nascimento Almeida¹, Tahisa Ferreira da Silva¹, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos², Karla Pires Moura Barbosa¹, Rogério da Silva Soares¹, Sylene de Fátima Oliveira da Silva¹. ¹Discentes do curso de Bacharelado em Enfermagem UFPE. ²Docente do curso de Graduação e Pós Graduação em Enfermagem UFPE; Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPE. Deborabeatriz_@hotmail.com