Pôster
670 | Violência verbal no ambiente escolar | Autores: Tahisa Ferreira da Silva () ; Débora Beatriz Nascimento Almeida (Universidade Federal de Pernambuco) ; Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos (Universidade Federal de Pernambuco) ; Karla Pires Moura Barbosa (Universidade Federal de Pernambuco) ; Rogério da Silva Soares (Universidade Federal de Pernambuco) ; Sylene de Fátima Oliveira da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) |
Resumo: Introdução: A violência escolar se apresenta, através da agressão verbal, física e psicológica². Objetivo: Verificar a ocorrência da violência verbal praticada pelos alunos no âmbito escolar. Metodologia: Estudo descritivo exploratório, transversal de caráter quantitativo. A coleta ocorreu em duas escolas públicas do DS V da cidade do Recife-PE, a amostra foi de 34 alunos. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um formulário estruturado: Percepção dos alunos sobre a violência na escola¹. Desenvolvida através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/Cnpq), após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa na UFPE, sob parecer de nº: 1.459.38. Resultados: A escola A 58,8% e na escola B 54,4% dos alunos, afirmam ter observado a violência verbal entre os colegas, 27% e 3% afirmam ter observado violência verbal dos alunos para com os professores, e a violência dirigida aos funcionários foi de 1,6% da escola A e 13,3% da escola B. Esses dados corroboram com o estudo de MENDES¹, onde (9%) dos estudantes que testemunharam algum episódio de violência entre alunos, seguido da agressão aos professores (37%,51%) e em menor proporção aos funcionários (6%,21%). Conclusão: A violência verbal é mais presente, seja ela entre alunos, aluno-professor e aluno-funcionário. É preciso realizar pesquisas, para conhecer seu perfil para construção de estratégias com a comunidade escolar para minimizar e/ou erradicar a violência trazendo de volta a ‘dignidade’ dessas instituições. Implicações para a enfermagem: O enfermeiro através do PSE, pode desenvolver ações de combate a violência escolar. Referências: 1.Mendes, CS. Violência na escola: conhecer para intervir. Referência, v. 2, n. 12, p. 71-82, 21. 2.Gontijo DT, Julião CH, Kappel VB, Alves HC, Farinelli MR. Identificação e caracterização da violência escolar: subsídios para ações de enfrentamento. O Mundo da Saúde, São Paulo - 213; 37(1):16-24.
Violência, Criança, Adolescente.
Tahisa Ferreira da Silva¹, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos², Débora Beatriz Nascimento Almeida¹, Karla Pires Moura Barbosa¹, Rogério da Silva Soares¹, Sylene de Fátima Oliveira da Silva¹.
¹Discentes do curso de Bacharelado em Enfermagem UFPE. ²Docente do curso de Graduação e Pós Graduação em Enfermagem UFPE; Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPE. Tahisa.silva@hotmail.com |