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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 669

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669

CONTRIBUIÇÕES DE UMA LIGA ACADÊMICA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM

Autores:
Caroline Bittelbrunn () ; Milenny Valérie Lopes de Paulo (Universidade do Vale do Itajaí) ; Pollyana Bortholazzi Gouvea (Universidade do Vale do Itajaí) ; Simone Regina Grando (Universidade do Vale do Itajaí) ; Adriano da Silva Acosta (Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo:
Introdução: As Ligas Acadêmicas são entidades compostas por um grupo de alunos sob a supervisão de profissionais e professores, que ampliam a visão dos acadêmicos sobre temáticas específicas(1). A Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LAEE) da Universidade do Vale do Itajaí surgiu em 213, com o propósito de incentivar o estudo da Estomaterapia, proporcionando momentos extracurriculares de reflexão frente à teoria, prática e realidade. Objetivo: Descrever as contribuições da LAEE para a formação e produção do conhecimento em Enfermagem. Descrição metodológica: Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas pela liga acadêmica durante os encontros mensais realizados. Resultados: Desde sua concepção, a LAEE permitiu o aprofundamento de conhecimentos sobre a estomaterapia por meio de encontros, eventos e projetos. Em destaque, a realização de duas conferências: “Medicina hiperbárica no tratamento de lesões de pele” e “Serviço de ostomizados – abordagem prática”; Atuação voluntária na Comissão Intrahospitalar de Curativos de um hospital da região; Realização de duas edições do Café Científico; e elaboração de um projeto de pesquisa que traça o perfil dos usuários com feridas crônicas. Conclusões: Os encontros e eventos promovidos pela LAEE proporcionaram a discussão da estomaterapia desde a atenção básica até o ambiente hospitalar, permeando entre as redes de atenção à saúde. Contribuições / implicações para a Enfermagem: A liga acadêmica permite o reconhecimento do papel do enfermeiro e equipe de enfermagem frente ao cuidado prestado aos usuários com feridas, ostomas, incontinências, drenos e cateteres, evidenciando a importância da categoria na equipe multidisciplinar para o direcionamento das intervenções e plano de cuidado. Referência: 1. SILVA, D. T., et al. A evolução do processo ensino-aprendizagem através da implantação da liga acadêmica. Revista Rede de Cuidados em Saúde, Rio de Janeiro v. 8, n. 2, 214.