Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 667

Pôster


667

UTILIZAÇÃO DO KANBAN EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: Relato de Experiência

Autores:
Nailde Melo Santos () ; Patrícia Costa de Sousa Rocha (SEMUS/FACULDADE PITÁGORAS) ; José Nazareth Barbosa Santos Filho (SEMUS/UNICEUMA) ; Vilma Sousa Melo (SEMUS) ; Liciane de Jesus Ericeira Amorim (SEMUS)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O método Kanban é um controle de processo aplicado na produção industrial e utilizado como ferramenta de apoio à gestão de leitos em hospitais de urgência e emergência, durante o período de internação, no qual os pacientes podem permanecer em leitos de observação na unidade de emergência[1]. A superlotação de pacientes e a demanda de leitos para atendimento de pacientes graves gera a necessidade de gerenciamento de leitos e regulação para unidades de apoio[2]. OBJETIVO: Relatar a experiência na prática profissional do Hospital Municipal Djalma Marques- SEMUS/MA e a implementação do sistema Kanban hospitalar visando o gerenciamento do cuidado e do tempo de internação. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo do tipo relato de experiência estruturado na vivência da equipe e gerenciamento através do Kanban, com monitoramento e reclassificação de risco dos pacientes na Emergência, sendo realizadas pela enfermagem a cada 12 horas, utilizando-se o protocolo de Classificação de Risco. RESULTADOS: Este estudo proporciona discussões e reflexões na adoção de medidas gerencias e profissionais, além de proporcionar uma nova visão de cuidado com referência e garantia de retorno do paciente ao ambiente de urgência e emergência se necessário[3]. CONCLUSÕES: A experiência relatada permite a realocação de pacientes por gravidade e por especialidade nas diversas áreas do hospital, facilitando a realização de consultorias, a gestão e programação de transferências e adequação das necessidades de intensidade de cuidado. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A gestão do tempo de internação possibilita a identificação de pacientes com taxa de permanência elevada e resolutividade da assistência. Descritores: Kanban; Acolhimento; Internação hospitalar. Eixo Temático: Linhas de cuidado e Política de Saúde.