Pôster
666 | AVALIAÇÃO DO ESTILO DE VIDA DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM | Autores: Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa () ; Laís Elias Teodoro (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Cíntia Tavares Carleto (Universidade Federal do triângulo Mineiro) ; Brena Elisa de Paulo (Universidade Federal do triângulo Mineiro) ; Mariana Aparecida Costa Ramalho (Universidade Federal do triângulo Mineiro) ; Bárbara Tallita Carvalho (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) |
Resumo: Introdução: O estilo de vida (EV) saudável contribui com a qualidade de vida e a saúde dos indivíduos. O ingresso no meio universitário proporciona novas relações sociais e adoção de novos comportamentos que podem tornar os estudantes vulneráveis a circunstâncias que colocam em risco sua saúde. Objetivo: Avaliar o EV dos graduandos de enfermagem de uma universidade federal. Método: Estudo descritivo, transversal, quantitativo, realizado com graduandos de enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Para coleta de dados utilizou-se o questionário Estilo de Vida Fantástico. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição (parecer nº 1.226.66). Resultados: Participaram deste estudo 92 estudantes, a maioria do sexo feminino (88,%), de cor branca (64,1%), com idade média de 22,26 anos, estado civil solteiro (94,6%), procedência de Uberaba (62,%) e sem vínculo empregatício (92,4%). A avaliação do EV evidenciou que 6,5% dos estudantes apresentaram EV excelente, 44,6% bom, 4,2% muito bom, 7,6% regular, e 1,1% necessita melhorar seu EV. Conclusão: A maior parte dos graduandos apresentou um EV que proporciona muitos benefícios e adequada influência para a saúde. Destaca-se a importância do monitoramento do EV uma vez que pode impactar diretamente na saúde e no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
Referências:
Brito BJQ; Gordia AP; Quadros TMB. Revisão da literatura sobre o estilo de vida de estudantes universitários. R. bras. Qual. Vida, Ponta Grossa, 214, 6(2): 66-76.
Vieira VCR; Priore SE, Ribeiro SMR, Franceschini SCC, Almeida LP. Perfil socioeconômico, nutricional e de saúde de adolescentes recém-ingressos em uma universidade pública brasileira. Rev. Nutr. [Internet]. 22; 15(3): 273-82.
Descritores: Estilo de Vida. Estudantes de Ciências da Saúde. Enfermagem.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
Obs: será necessário equipamento multimídia! |