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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 662

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662

O ACADÊMICO NA PESQUISA EM ENFERMAGEM

Autores:
Juliana da Silva Jeremias () ; Camila da Silva Reis (Faculdades de Ciências Médicas e da Saúde /JF- SUPREMA) ; Margarida Maria Donato dos Santos (UFJF/MG, USS/RJ, SUPREMA/MG) ; Maria da Consolação Magalhães (EBSERH/JF) ; Eliana Pereira de Araújo (EBSERH/JF)

Resumo:
Relato de Experiência Resumo O ACADÊMICO NA PESQUISA EM ENFERMAGEM Introdução: A inserção precoce de alunos no campo da pesquisa cientifica possibilita ao aluno vivências nem sempre oportunizadas na graduação e formar o enfermeiro para atuar na pesquisa é uma das competências previstas nas DCNs¹. Objetivos: Relatar a experiência das acadêmicas do curso de Enfermagem na coleta de dados de uma pesquisa de um projeto de doutorado. Metodologia: Foi feito o treinamento das acadêmicas pela pesquisadora sobre a técnica de entrevista e o uso correto dos instrumentos usados na pesquisa, e apos demonstrarmos confiança, segurança, passamos a entrevistar os portadores de DM2 numa associação de atendimento á diabéticos no período de fevereiro à agosto de 216, totalizando 1 entrevistas, através do instrumento de caracterização sociodemográfica e clinica questionário do suporte social² e do questionário de atividades de autocuidado com o diabetes³. Conclusão: A experiência nos possibilitou ampliar nosso conhecimento sobre os diabéticos e sua visão de mundo, observar a relação do diabetes com a depressão e principalmente percebermos a complexidade e intersubjetividade do universo da investigação. Surgiram oportunidades para realizarmos praticas educativas junto á instituição, além de podermos participar do processo de trabalho da equipe multidisciplinar junto a estes pacientes, enfatizando a conduta do enfermeiro que acreditamos que deva ter um enfoque pautado nas relações psicossociais. Descritores: Diabetes Mellitus, Pesquisa em Enfermagem, estudantes de Enfermagem EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. Referências: 1-Portal do Ministério da educação, Diretrizes Curriculares nacionais do curso de graduação de enfermagem. Acessado em 22 de agosto de 216, disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Enf.pdf. 2- Michels MJ, Coral MHC, Sakae TM, Damas TB, LM Furlanetto. Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes: tradução, adaptação e avaliação das propriedades psicométricas. Arq Bras Endocrinol Metab:21; 54-7. 3-Matsukura TS, Marturano EM, Oishi J. O questionário de suporte social (SSQ): estudos da adaptação para o português. Rev Latino-am Enfermagem:22; 1(5):675-681. 1-, Doutoranda do PPG/UNICAMP/SP, Mestre em Educação em Enfermagem, (EEAN/UFRJ), Profª da Universidade Severino Sombra- (USS) Vassouras RJ, SUPREMA/JF e Enfermeira do HUUFJF/MG .2- Acadêmicas do Sexto período do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora/MG - SUPREMA- Colaboradoras da Pesquisa .3-Orientadora- Doutora e Professora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp /SP .4- Doutora- Enfermeira da EBSERH/JF-MG- Colaboradora da Pesquisa