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655 | Problematização na residência em Enfermagem: relato de atividade em Educação Permanente | Autores: Érica Possidônea Pereira () ; Gerusa Amaral de Medeiros (Hospital Regional da Asa Norte) ; Elísia Possidônea Pereira (Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças - MT) ; Miriã Silva Brito (Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças - MT) |
Resumo: Considerando que a habilidade de problematizar pode ser alvo de ação educativa específica, particularmente visando ao desenvolvimento profissional, foi proposta uma atividade dentro da residência em enfermagem obstétrica, no nível de formação profissional no formato da aplicação de um roteiro para histórico de enfermagem na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Esse relato de experiência para educação em saúde foi viabilizada no formato de uma atividade na residência em enfermagem obstétrica de um Hospital Regional no Distrito Federal. Teve duração de 96 horas considerando os encontros para apresentação da proposta de atividade, apresentação dos casos, discussão do aprendizado e experimentações. O instrumento baseado na teoria das necessidades humanas básicas de Wanda de Aguiar Horta, e, outro segundo Modelo de Orem, requisitos básicos ao autocuidado, foi elaborado para avaliar qual deles mais se adequava à assistência à mulher no período gestacional, parto e puerpério. Da análise enfatiza-se a ação de problematizar o processo de enfermagem no ensino-aprendizagem e desenvolvimento profissional; o profissional de saúde como sujeito ativo na educação permanente e contínua; ter a própria prática como ponto de partida e de chegada; visar à aquisição de estratégias de aprendizagem. As narrativas e trocas de experiência da atividade indicaram que o roteiro baseado na teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta mais se adequou à assistência à mulher nessa fase de vida por considerar o cuidado de mulheres e seus bebês a partir de um ponto de vista holístico. Isso significa considerar o cuidado num contexto físico, emocional, psicológico, espiritual, social e cultural. Mostrou-se adequado às dimensões do cuidado eficiente à maternidade e como cada uma deve ser considerada durante a avaliação, o planejamento, a implementação e a avaliação de um aspecto do atendimento.
Palavras Chave: Metodologia da problematização; Educação permanente na saúde; Formação contínua; Processo de Enfermagem; Ensino-aprendizagem. |