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642 | FORTALECER PARCERIAS INTERSETORIAIS REFLETE NO APRENDIZADO DOS ALUNOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Sandra Cristina Veiga de Oliveira Santos () ; Suellen de Paula (Prefeitura Municipal de Campinas - CAPS AD Independência) ; Camila Cristina de Oliveira Rodrigues (Prefeitura Municipal de Campinas - CAPS AD Independência) ; Thaís Baraçal da Cunha (FEnf - Universidade Estadual de Campinas) ; Maria Filomena de Gouveia Vilela (FEnf - Universidade Estadual de Campinas) ; Paula Belai Moliani (FEnf - Universidade Estadual de Campinas) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A intersetorialidade é uma estratégia em construção, sendo essencial espaços comunicativos que permitam a definição de conceitos e objetivos comuns viabilizando o planejamento participativo das ações1. OBJETIVO: Relatar a importância do fortalecimento de parcerias intersetoriais para o aprendizado de estudantes da graduação em enfermagem nas disciplinas de Saúde Mental. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A introdução de 11 graduandos de enfermagem (4o e 5o semestre) das disciplinas de Saúde Mental da UNICAMP em CAPS AD com usuários de álcool e outras drogas ocorreu nos anos de 215 e 216 no município de Campinas/SP, todas às sextas-feiras das 8 às 16:3h. Previamente ao estágio estabeleceu-se que uma enfermeira de referência (ER) seria o elo da equipe interdisciplinar e UNICAMP; teria uma participação ativa semanal na organização das atividades, no acompanhamento dos usuários em atendimento pelos estudantes em Consultas de Enfermagem e nas intervenções propostas. RESULTADOS: Posto de Enfermagem, acolhimento, grupo educativo, ambiência, palestras com Redutores de Danos e visitas a Unidade de Acolhimento Transitório foram propiciadas pela equipe. Todos os usuários sob atendimento dos alunos em CE tinham seu tratamento e intervenções propostas, discutidos com sua referência. Observou-se que apesar da dificuldade dos estudantes em estar em um ambiente estigmatizado pela sociedade a integração entre serviço e professor foi fundamental para desmistificar o trabalho com dependentes químicos. CONCLUSÃO E CONTRIBUIÇÕES: O reconhecimento dos estudantes e professor à equipe do CAPS como facilitadora da atuação no campo foi evidenciado no final de cada semestre nas devolutivas das atividades realizadas no período de aprendizado. O fortalecimento de parcerias intersetoriais mostrou-se alavanca facilitadora no processo ensino-aprendizagem do estudante em CAPS AD.
Descritores: Usuários de Drogas. Intersetorialidade. Curso de enfermagem.
Referência
Silva KL, Rodrigues AT. Ações intersetoriais para promoção da saúde na Estratégia Saúde da Família: experiências, desafios e possibilidades. Rev Bras Enferm, 21; 63(5): 762-9 |