Pôster
637 | VIVÊNCIA ACADÊMICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA | Autores: Bárbara Aparecida Oliveira Forgearini () ; Charles Alberto Teixeira Filho (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Melanie Scheneider Schimidt (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Maria Terezinha Zeferino (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Introdução: A RAPS objetiva a ampliação do acesso à atenção psicossocial (APS) da população em geral em diferentes serviços, incluindo as Comunidades Terapêuticas (CT). Objetivo: Conhecer a realidade de trabalho de uma CT. Método: Durante as atividades teórico-práticas do sétimo semestre de enfermagem da UFSC foi realizada vivência em uma CT onde ocorre o abrigamento de pessoas com fragilidade dos laços sociais em decorrência do abuso de álcool e/ou outras drogas, incluindo entrevistas, observação, interação com os internos e análise reflexiva. Resultados: Conheceu-se a metodologia de tratamento baseada na tríade Trabalho-Disciplina-Oração. O plano terapêutico é igualitário e o índice de reincidência é alto. Conclusão: A CT, como um dos pontos da RAPS, usa uma filosofia de moralidade social de cunho religioso, em desencontro com o modelo citado¹ que defende o convívio e a horizontalidade entre profissionais, usuários e familiares. Contribuições para a Enfermagem: Vivências como esta são necessárias para permitir que o acadêmico desenvolva criticidade para trabalhar na lógica da APS, sendo um potencial agente de mudanças em sua futura prática profissional. |