Pôster
621 | PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS E O USO DE FLORAIS E REIKI: NARRATIVAS DE VIDA | Autores: Tamires Maria Lopes () ; Carla Luzia França Araújo (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ) ; Priscyla Cavalcante da Cunha Freire (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ) ; Eduarda Ribeiro Faria (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ) ; Daniel Moreira Mattos (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ) ; Jurema Gouvea de Sousa (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ) |
Resumo: Introdução: A disponibilização do antirretroviral possibilita o aumento da expectativa de vida, conseqüentemente novos desafios em relação à qualidade de vida, que dificultam a adesão ao tratamento 1. O Reiki e os Florais por serem terapias são de caráter não invasivo e ausente de efeitos colaterais possibilitam sua utilização por pessoas que vivem com HIV/AIDS 2
Objetivo: Identificar o significado do uso do Reiki e Florais na vida de PVHA; verificar e discutir as principais mudanças na vida dessas pessoas após o uso destas terapias complementares.
Descrição Metodológica: Estudo qualitativo utilizando o método de Narrativas de Vida, no qual dez participantes foram entrevistadas de março a junho de 216 na EEAN. Os dados foram analisados conforme a análise temática de Bardin.
Resultados: Os participantes relataram a melhora na autoestima/autoconfiança; valorização do autocuidado e no equilíbrio emocional, que resultou em benefício para a saúde, relações pessoais e no enfrentamento das adversidades.
Conclusões: Após o uso das terapias complementares, os participantes obtiveram modificações positivas e relevantes no seu tratamento, e narraram ter sido de grande importância a utilização de Reiki e Florais.
Contribuições para a Enfermagem: Os profissionais de enfermagem ao utilizarem terapias complementares promover relevante melhora na qualidade de vida, e agregar valor à Consulta de Enfermagem.
Referências: 1. ALMEIDA, EL et al. Adesão dos portadores do HIV/AIDS ao tratamento: fatores intervenientes.Rev. Min. Enferm.;15(2): 28-216, abr./jun.211. 2. NETO, JFR et al. Uso de práticas integrativas e complementares (PIC) por pacientes adultos infectados com o vírus da imunode?ciência humana (HIV), no norte de Minas Gerais. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 34, n. 1, p. 159-172, jan./mar. 21. |