Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 617

Pôster


617

Caracterização dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto

Autores:
Giovanna Thayla Caetano de Lima () ; Jonathas Douglas Nunes Lima (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Adriana Oliveira do Nascimento (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Alexandre Vogas Sanches (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Adriana Lemos (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é desenvolvido, sob orientação docente, por alunos que cursam o último período do curso de graduação. OBJETIVOS: Caracterizar os TCC’s por departamento de ensino e analisar os TCC com temática sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, do tipo análise documental. A fonte de análise do material foram os TCCs arquivados no banco de dados da disciplina Seminário de Monografia II, no período de 23 a 215. Os dados foram tabulados e organizados, aplicando-se a estatística descritiva. RESULTADOS: Foram produzidos 941 TCCs, sendo 151 pelo Departamento de Enfermagem Fundamental; 228 pelo Departamento Materno-Infantil; 244 pelo Departamento de Enfermagem de Saúde Pública; e 318 pelo Departamento Médico-Cirúrgico. Somente quatro artigos apresentavam a palavra SUS. Por se tratar de um estudo exploratório em sua fase inicial, entendemos que há muito o que aprofundar. Conclusão: Há uma incipiente produção de TCC sobre o SUS especificamente. Contribuições / implicações para a Enfermagem: Considerando que o SUS deve ser o ordenador da formação, o presente estudo contribui para uma discussão sobre a importância das produções acadêmicas de Enfermagem sobre o SUS perpassarem as diversas unidades de ensino da EEAP. REFERÊNCIAS: Lopes Neto David, Teixeira Elizabeth, Vale Euclea Gomes, Cunha Fátima Scarparo, Xavier Iara de Moraes, Fernandes Josicleia Dumêt et al . Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev. bras. enferm. [Internet]. 27 Dec [cited 216 Aug 3] ; 6( 6 ): 627-634. Available from: http://www.scielo.br/; Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; 23. Documento interno do curso de enfermagem.