Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 604

Pôster


604

O USO DA AURICULOTERAPIA NO COMBATE AO ESTRESSE EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO AMAZONAS.

Autores:
Silvana Nunes Figueiredo () ; Ronaldo Ramos Batista (Universidade Federal do Amazonas) ; Valerie Kischener (Universidade Federal do Amazonas) ; Sandra Greice Becker (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo:
Introdução O ser humano, desde que nasce até a morte, está sujeito ao estresse, que pode se tornar patológico conforme a intensidade, permanência, o estilo de vida e a fase de vida em que a pessoa se encontra. Na fase de estudos técnicos profissionalizantes, ele pode aparecer devido carga horária extensiva, adaptação em conciliar os estudos com jornada de trabalho, causando assim um desequilíbrio emocional, mental, físico e diminuição da qualidade de vida. Objetivo: Avaliar a eficácia da auriculoterapia para redução dos níveis de estresse nos estudantes de enfermagem da Universidade Federal do Amazonas. Metodologia: Ensaio clínico randomizado, com estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem. Como critérios de elegibilidade participarão os sujeitos que alcançarem escore médio e alto de estresse, conforme a lista de sintoma de stress de Vasconcelos, de 29 a 12 pontos na escala. Após o recrutamento, os estudantes serão divididos em dois grupos, um grupo controle sem intervenção e outro de auriculoterapia com sementes, que receberá 8 sessões, duas vezes por semana. Resultados: os resultados parciais apontam que, dentre os estudantes de graduação, dos 82 entrevistados até o momento, 37 encontram-se em nível alto de estresse (45%), 29 em nível médio (35,4%) e 16 em nível nulo ou baixo de estresse (19,5%). Dos 29 estudantes de pós-graduação, 11 foram avaliados até o momento. Destes, dois encontram-se em nível alto de estresse, oito em nível médio e apenas um com baixo estresse. Considerações a partir dos resultados parciais: os dados sugerem que um número superior de estudantes se encontra em nível alto de estresse. Evidencia-se assim, a necessidade de uma intervenção para reduzir esse nível de estresse, propiciando melhoria na qualidade de vida dos estudantes. Palavras chaves: auriculoterapia; enfermagem; estresse