COMUNICAÇÃO COORDENADA
600 | AVALIAÇÃO DE UM BUNDLE DE PREVENÇÃO DA PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃ MECÂNICA | Autores: Odisséia Fátima Perão () ; Sabrina Guterres da Silva ; Raquel Kuerten de Salles ; Eliane Regina Pereira do Nascimento ; Kátia Cilene Godinho Bertoncello ; Cibele D´avila Kramer Cavalcanti |
Resumo: Introdução: A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica está entre as infecções relacionadas à assistência à saúde mais prevalente nas Unidades de Terapia Intensiva, números expressivos nas taxas de morbimortalidade, repercutindo em danos potenciais na saúde dos indivíduos acometidos por essa complicação1. Bundles, ou pacotes de cuidados, tem sido adotado com sucesso para prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica. Objetivo: Avaliar a conformidade de um bundle de prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica em uma Unidade de Terapia Intensiva. Descrição Metodológica: Estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, realizado entre julho e agosto de 212, em um hospital público de Santa Catarina. Amostra foi não probabilística e correspondeu a 1147 (1%) observações dos quatro cuidados que compõe o bundle: cabeceira elevada entre 3-45°; cuidados com a aspiração endotraqueal; pressão do cuff entre 2-3 cmH2O; e higiene oral com clorexidina ,12%. Para determinar a conformidade esperada adotou-se o Índice de Positividade de Carter, e estabelecido para este estudo > 8%, que corresponde a uma assistência segura. Resultados: A conformidade geral do bundle foi de 794 (69,2%) classificado como assistência indesejada. Das quatro práticas observadas a aspiração endotraqueal e higiene oral apresentaram a conformidade > 8%. Conclusões: Resultados encontrados demonstram fragilidade do cuidado e exposição dos pacientes a situações de riscos, mostrando necessidade de estratégias que promovam a qualidade dos cuidados, o que é imprescindível na utilização de um bundle. Contribuições/implicações para a enfermagem: A qualidade do cuidado reflete na redução dos casos de Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica e consequentemente na segurança do paciente e isso demanda ações multidisciplinares concretas e auditorias periódicas.
Referência: American Thoracic Society. Guidelines for the management of adults with hospital-acquired, ventilator-associated, and healthcare-associted pneumonia. Am J Respir Crit Care Med. 25 Feb 15; 171(4):388-416.
Descritores: Unidades de Terapia Intensiva; Pneumonia associada à ventilação mecânica; Avaliação em enfermagem. |