COMUNICAÇÃO COORDENADA
596 | COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DESEMPENHADAS POR ENFERMEIROS OBSTÉTRICOS: um curso de aprimoramento | Autores: Kleyde Ventura de Souza () ; Alessandra Panicali de Oliveira Souza (UFMG) ; Jéssica Bethônico da Fonseca (UFMG) ; Carla Lima Ribeiro (UFMG) ; Débora Cecilia Chaves de Oliveira (UFMG) |
Resumo: INTRODUÇÃO: No Brasil, verifica-se a ocorrência de um movimento de transferencia do modelo de assistência ao parto e nascimento. O modelo assistencial ainda predominante considera o parto um evento médico e de risco, cujo cenário é o ambiente hospitalar, marcado pela perda da autonomia da mulher(1). Esse modelo não foi capaz de reduzir desfechos maternos e perinatais prejudiciais. Políticas públicas e ações para mudança têm sido propostas e implementadas. Uma delas refere-se à formação e capacitação do enfermeiras(os)o obstétricas(os) para atuação na assistência ao parto. Para tanto, o Ministério da Saúde tem financiado Cursos de Aprimoramento para essas profissionais(2). OBJETIVO: analisar o desenvolvimento das competências essenciais para o domínio da atenção ao parto e nascimento, baseados na proposta definida pela International Confederation of Midwives (ICM), antes e durante o curso de aprimoramento para enfermeiros obstétricos. METODOLOGIA: Estudo de coorte, realizado com 65 enfermeiros obstétricos de todo o país, que trabalhavam em serviços vinculados à Rede Cegonha. Os dados foram coletados antes e durante o curso de aprimoramento referente às habilidades e práticas desenvolvidas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (CAAE 29846714.9..5132). RESULTADOS: As competências que obtiveram diferenças significativas foram realização do exame físico e obstétrico, padrões anormais na evolução do trabalho de parto, redução na realização de episiotomia e episiorrafia, manobras manuais para apresentação cefálico fletido e estimativa de perda de sangue materno. Foi possível observar que os aprimorandos já exerciam a maioria das habilidades e práticas. CONCLUSÃO: O curso proporcionou melhora na maioria das práticas essenciais de domínio ao parto e nascimento. CONCLUSÕES, PERSPECTIVAS E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O curso oferece assim, oportunidade para a qualificação da atuação de enfermeiras(os) obstétricas(os), para mudanças no modelo assistencial das instituições em que atuam, e o fortalecimento da enfermagem obstétrica brasileira.
Referencias:
1- Sousa AM, Souza KV, Rezende EM, Martins EF, Campos D, Lansky S. Práticas na assistência ao parto em maternidades com inserção de enfermeiras obstétricas, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Esc. Anna Nery [Internet]. 216 June [cited 216 July 15] ; 2( 2 ): 324-331. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452162324&lng=en. http://dx.doi.org/1.5935/1414-8145.21644.
2- Souza KV, Madeira, LM, Duarte ED. Curso de aprimoramento para enfermeiras (os) obstétricas (os), com enfoque no componente parto e nascimento, da Rede Cegonha- Ministério da Saúde. Esc de Enferm UFMG. 213. 15 f. |