COMUNICAÇÃO COORDENADA
592 | QUALIDADE DE VIDA DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM | Autores: Alexandre Marcos Rodrigues Braga () ; Laís Elias Teodoro (Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM) ; Cíntia Tavares Carleto (Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM) ; Brena Elisa de Paulo (Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM) ; Mariana Aparecida Costa Ramalho (Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM) ; Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa (Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A Qualidade de Vida (QV) dos estudantes durante o período de graduação é uma importante variável para compreender as experiências dos alunos e os resultados do processo que vivenciam em sua formação1. OBJETIVO: Mensurar a QV de graduandos de enfermagem de uma universidade federal. MÉTODO: Estudo descritivo, transversal, quantitativo, realizado com graduandos de enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Para coleta de dados utilizou-se o questionário Whoqol-Bref. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição (parecer nº 1.226.66). RESULTADOS: Participaram deste estudo 92 estudantes, a maioria do sexo feminino (88,%), com idade média de 22,26 anos, estado civil solteiro (94,6%) e sem vínculo empregatício (92,4%). O melhor escore de QV foi obtido no domínio Relações Sociais (72,92) e o domínio Meio Ambiente apresentou o menor escore (59,43). As mulheres apresentaram melhor percepção de QV em todos os domínios: Físico (p=,5), Relações Sociais (p=,3), Meio Ambiente (p=,5) e Psicológico (p=,6). Observou-se que os alunos do primeiro ano apresentaram pior QV em relação aos alunos dos demais períodos, no domínio Físico (p=,3). CONCLUSÃO: Verifica-se que os acadêmicos de Enfermagem deste estudo merecem especial atenção quanto à QV, principalmente, os homens e os ingressantes. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: O estudo apresenta informações que permitem a construção de uma reflexão de como o graduando de enfermagem identifica sua QV nos diferentes momentos da sua formação.
REFERÊNCIA:
1. Benjamin M. The quality of student life: toward a coherent conceptualization. Social Indicators Research, 1994, Boston, 31: 25-64.
Descritores: Qualidade de Vida. Estudantes de Ciências da Saúde. Enfermagem.
EIXO II: Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. |