COMUNICAÇÃO COORDENADA
584 | ANDRAGOGIA: EDUCANDO ACOMPANHANTES DE PACIENTES PARA AUXÍLIO NO CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR | Autores: Samuel Aquino de Araújo () ; Arimatéia Portela de Azevedo (Universidade Nilton Lins/Fundação de Medicina Tropical Doutor Vieira Dourado) |
Resumo: Introdução: Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, o termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças1,². Objetivo: Avaliar a percepção dos acompanhantes acerca da importância das orientações ministradas através da educação permanente sobre controle de infecção hospitalar. Metodologia: Estudo transversal com abordagem quanti-qualitativa. Utilizaram-se dois questionários, antes e após intervenção, em atividades semanais. Resultados: Foram entrevistados 5 participantes, sendo 72,2% do gênero feminino e 27,8% do masculino. Sobre a prevenção de contaminação em ambiente hospitalar: 49,% afirmaram priorizar a higienização das mãos, 37,% o uso de luvas descartáveis e 14,% não souberam responder. Quanto a evitar levar microrganismos para sua residência: 43,% disseram que “separariam as roupas utilizadas no hospital”, 26,% não souberam responder, 13,% tomariam banho imediatamente ao chegar em casa e 18,% outras respostas. Após as atividades educativas 32,% afirmaram não ter conhecimento suficiente sobre a higienização das mãos, 89,6% nunca tinham sido convidados para uma atividade educativa e 99,5% indicariam para outros acompanhantes. Conclusão: Percebeu-se que a educação permanente, junto aos acompanhantes de pacientes, sempre se mostra eficaz e de grande proveito. Implicações para Enfermagem: A prática pedagógica pautada no principio da autonomia, reflexão, interdisciplinaridade e da integração da educação em ambiente hospitalar é uma ferramenta eficaz na diminuição da infecção hospitalar.
Referências:
1. Souza, M A; et al. A importância da Família Participante para acompanhantes e idosos hospitalizados: A atuação do enfermeiro. Revista Kairós Gerontologia. 211. [on line].
2. Barbosa, M S; et al. Ação educativa com equipe de enfermagem em serviço de quimioterapia ambulatorial: relato de experiência. Rev enferm UFPE. 216. [on line].
Descritores: Acompanhantes de pacientes; Infecção hospitalar; Educação permanente. |