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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 574

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574

CENTRO-DIA PARA PESSOAS QUE ENVELHECEM COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores:
Darla Lusia Ropelato Fernandez () ; Lisiane Capanema Silva Bonatelli (APAE Florianópolis) ; Juliana Balbinot Reis Girondi (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Jordelina Schier (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Húndra Prestes de Godoi (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A conquista da longevidade inclui pessoas com deficiência, carentes de serviços especializados de saúde e educação. No Brasil, Centros-Dia destinam-se à permanência diurna de idosos com dependência parcial ou nas atividades básicas de vida diária. Visam oferecer programas de ensino e aprendizagem com apoio terapêutico para assegurar qualidade de vida e inclusão social(1). Das poucas instituições que propõem esse tipo de atendimento está a Associação de Pais e Amigos Excepcionais–APAE em seus Centros de Convivência, semelhantes aos Centros-Dia. OBJETIVOS: Identificar os subsídios necessários para o atendimento da pessoa envelhecente com deficiência intelectual nos Centros-Dia das APAEs da Grande Florianópolis-SC. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo qualitativo, descritivo-exploratório, por meio de pesquisa documental dos Projetos Políticos Institucionais das APAEs da Grande Florianópolis-SC. A análise dos dados foi feita por Análise Temática. RESULTADOS: Nos 17 municípios participantes havia 182 alunos matriculados nas APAEs, dos quais 465 (25%) eram envelhecentes intelectual. Das 17 APAEs, apenas duas possuíam Centro de Convivência nos moldes de Centro-Dia, onde os alunos tinham atendimento diferenciado multiprofissional, zelando pela qualidade de vida, aquisição e manutenção de habilidades motoras, cognitivas e sociais. As demais instituições utilizavam outras propostas como Serviço Pedagógico Específico para adultos envelhecentes. Reitera-se a importância de ampliação desse serviço. Foram propostos os seguintes subsídios para implementação de Centros-Dia nas APAEs: serviço diurno, que preste apoio à família cuidadora, oferecendo atendimento multiprofissional que responda às demandas específicas dessa clientela. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Salientamos a importância da ampliação da oferta de serviços Centro-Dia, para que as políticas públicas brasileiras sejam aplicadas e atendam verdadeiramente os novos desafios apresentados pelas mudanças populacionais de um país que envelhece. Descritores: Deficiência Intelectual; Serviços de Saúde para Idosos; Educação de Pessoa com Deficiência Intelectual; Eixo I – Linhas de Cuidado e Política de Saúde. REFERÊNCIAS 1. Federação Nacional das Associações de Pais Amigos dos Exepcionais. Autogestão e autodefensoria: conquistando autonomia e participação. Projeto sinergia – vol. 3. Brasília; 29