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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 571

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571

ATENDIMENTO EM PRÁTICAS COMPLEMENTARES EM COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Autores:
Ruth Natalia Teresa Turrini () ; Taís Aline de Souza Araujo (Escola de Enfermagem-USP)

Resumo:
Introdução. As práticas complementares e integrativas compreendem diversos sistemas médicos e de cuidado à saúde, alguns com recursos diagnósticos e terapêuticos peculiares, práticas e produtos conhecidos como medicina alternativa e complementar pela Organização Mundial da Saúde. Objetivo. Relatar o atendimento em práticas complementares em uma comunidade universitária. Método. Projeto de cultura e extensão desenvolvido de ago/15 a jun/16 com uma bolsista do curso de enfermagem do Aprender com Cultura e Extensão da USP. Foi feita uma divulgação da agenda de atendimentos na comunidade universitária e os atendimentos foram feitos por demanda espontânea. Os atendimentos foram realizados por terapeutas voluntários do grupo de pesquisa nessa temática. Os dados apresentados são uma síntese descritiva da população atendida relacionada a características demográficas, de saúde e número de atendimentos. Resultados. Foram realizados 165 atendimentos a 42 pessoas nas modalidades acupuntura, auriculoterapia francesa e chinesa, reiki, terapia floral e massagem. A terapia mais procurada foi a acupuntura (35,7%) e a menos procurada foi a massagem (9,5%), com a ressalva de que a terapeuta em massagem não ofereceu atendimentos em 216. Houve predomínio de pessoas do sexo feminino (82%), 68% solteiros, idade média de 34,9 (±13,9) anos, com um coeficiente de variação de 39,8%. Houve um equilíbrio na relação entre clientes estudantes e funcionários, respectivamente 47,7% e 54,3. Poucas pessoas citaram problemas de saúde, prática de atividades físicas e ingestão de medicamentos. Os problemas de saúde mais frequentes foram os problemas respiratórios (14,3%) como: bronquite, sinusite e rinite. Dos que utilizavam medicamentos, 28,6% utilizavam antidepressivos. Os principais motivos pela busca de atendimento foram harmonização (29%), alteração emocional (2%) e curiosidade (17%). Conclusão. O projeto permite oferecer uma atividade relaxante à comunidade universitária e permite ao bolsista se envolver com um conhecimento específico, como o das práticas complementares e perceber a possibilidade de sua utilização na prática profissional. Descritores: Terapias Complementares.. Enfermagem.