Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 546

Pôster


546

AVALIAÇÃO DO GRAU DE DEPENDÊNCIA DOS IDOSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA (ILPI) EM BELÉM/PA: REFLEXO PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM.

Autores:
Leyvilane Libdy Chaves () ; Bruna Roberta Paixão dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Danielle Oliveira Maciel (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Elaine Fonseca Carvalho (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Ingrid Saraiva de Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Larissa Pacheco de Moura Kzam (SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO, EMPREGO E RENDA.)

Resumo:
Introdução: Os idosos são classificados conforme sua dependência para a realização de atividades de vida diária e comprometimento cognitivo. Grau de dependência I compreende idosos independentes, mesmo necessitando utilizar equipamentos de autoajuda; grau II abrange idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária (alimentação, mobilidade, higiene), sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada; grau III compreende idosos com dependência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e/ou com comprometimento cognitivo.1 Objetivo: Analisar o grau de dependência dos idosos de uma ILPI relacionando-o ao fazer diário da equipe de enfermagem no serviço estudado. Descrição metodológica: O estudo foi do tipo analítico, descritivo, com abordagem quantitativa, aplicando-se como técnica de pesquisa de campo a análise de um relatório elaborado pela enfermeira do serviço em agosto/216, relacionando cada idoso à sua patologia/grau de dependência. Resultados: Dos 5 idosos que residem atualmente na instituição, 25 apresentam grau de dependência I, 18 apresentam grau II, e 7 apresentam grau III. Conclusões: Observou-se que a maioria apresenta menor grau de dependência, seguido de um expressivo número de idosos com grau moderado e menor número de idosos com dependência elevada. O grau de dependência reflete diretamente nas atividades da equipe, uma vez que idosos com elevado grau de dependência demandam maior tempo de assistência, interferindo na organização do serviço de enfermagem. Contribuições para enfermagem: Faz-se importante analisar o grau de dependência dos idosos para um melhor planejamento do serviço, gerenciando o tempo para assistência de enfermagem adequadamente. Referências: 1 Brasil. Resolução - RDC nº 283, de 26 de setembro de 25. Diário Oficial da União. 25 set. [acesso em 216 ago 25]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/25/res283_26_9_25.html leyvilibdyc@gmail.com