Pôster
545 | A contribuição do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na formação de acadêmicos de um curso de graduação em Enfermagem | Autores: Júlia Rodrigues Lenz () ; Fernando Henrique Antunes Menegon (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Shara Bianca de Pin (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; José Luís Guedes dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Jeferson Rodrigues (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Tainá Cardoso Gevaerd (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) |
Resumo: Introdução: A formação do enfermeiro generalista, em que pese à integralidade do cuidado, inclui a saúde mental como um campo do saber-fazer indissociável a prática profissional (1) . Objetivo: Relatar a vivencia teórico-prática de acadêmicos da sétima fase do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública do Sul do Brasil em um Centro de Atenção Psicossocial. Método: Este estudo consiste em um relato de experiência reflexivo vivenciado por discentes de um curso de graduação em Enfermagem no período de março á junho de 216. Resultados: Pedagogicamente a atividade teórico-prática realizada no Centro de Atenção Psicossocial foi de amplo aprendizado. Acompanhamos a implementação e revisão do Projeto Terapêutico Singular (PTS) de duas usuárias as quais eram egressas de internação psiquiátrica. Para a reinserção do convívio social de ambas, foram implementados cuidados acerca da singularidade de cada usuária como por exemplo realização de dinâmicas em grupo. Conclusão: Este trabalho apresentou a experiência da realização de uma atividade teórico-prática, no que proporcionou aos acadêmicos de enfermagem aprofundamento teórico-prático no campo da saúde mental e exercício da competência no processo de formação. Contribuição para enfermagem: Este relato contribui para refletir processos formativos e a melhoria dos cuidados de enfermagem no que se refere uma formação generalista em um campo específico como a saúde mental.
Referências
1 Medeiros Gabriel Teixeira de, Nascimento Fernando Aparecido Figueira do, Pavòn Renato Gomes, Silveira Fernando de Almeida. Educação Permanente em Saúde Mental: relato de experiência. Interface (Botucatu) [Internet]. 216 Jun [citado 216 Jul 5]; 2( 57 ): 475-484. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832162475&lng=en. Epub Fev 2, 216. http://dx.doi.org/1.159/187-5762215.232. |