Pôster
543 | DEFINIÇÃO DE FAMÍLIA, SEGUNDO FALAS DE ALUNOS DO 1°PERIODO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Jerusa Emidia Roxo de Abreu () ; Kardene Pereira Rodrigues (UFMA) ; Liberata Campos Coimbra (UFMA) ; Mayra Sharlenne Moraes Araujo (UFMA) |
Resumo: Introdução: A forma de cuidar das famílias pelo enfermeiro é construída a partir de suas concepções e influências recebidas durante a sua vida, sendo que esta construção é diretamente proporcional com sua forma de cuidar2.Objetivo: Relatar a experiência enquanto docente com alunos de 1° período na disciplina de atenção básica I durante atividade sobre família. Descrição Metodológica: Aos alunos foram fornecidas folhas de papel 5 kilos e solicitado que os mesmos produzissem desenhos que definissem família. Foi formada uma roda de conversa com a identificação de cada desenho. As falas foram simultaneamente sendo transcritas ipis illetris para um caderno de anotações. Resultados:” Nem toda família é igual, família é todo laço, incluindo os animais” os alunos apresentam concepção de diversidade de família e abertura para novas composições, inclusive com a inserção dos animais no contexto familiar.” Família é o apoio incondicional e não importa a distância” a concepção de transcendência do espaço é essencial para concepção de espaço de cuidado. Conclusão: As novas gerações estão ligadas a diversidade de novas composições de família e podem futuramente produzir cuidado diversificado as famílias. Implicações para Enfermagem: A formação do enfermeiro para o cuidado no contexto família deve perpassar por uma desconstrução de conceitos conservadores e abertura para a diversidade de composição da família. |